Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

A derrota do Santos, a luta do São Paulo, a chance do Corinthians

Roberto Avallone

17/09/2017 05h00

1- Quem sou eu para discutir com a fisiologia? Não, não posso. Mas como antigo observador do futebol, tenho o direito de perguntar: era preciso colocar em campo um Santos quase todo de reservas- em nome da decisão contra o Barcelona de Guayaquil, suponho- se o jogo contra o Botafogo foi no sábado e com tempo hábil- supostamente- para recuperar os jogadores?

Bem, o resumo da ópera: o Santos foi quase todo reserva,  o Botafogo foi quase todo titular e o resultado acabou sendo normal: 2 a 0 para o Bota, gols de Lindoso e Guilherme, sem que o Santos levasse grande perigo, a não ser uma bola na trave no último minuto. Com isso, o Santos estaciona nos 41 pontos (9 atrás do líder Corinthans) e o Bota avança para os 37 pontos, mesmo número de pontos que o Palmeiras, mas com uma vitória a menos. O Bota está em quinto lugar.

2- Não é fácil a vida do São Paulo neste Campeonato. Em penúltimo lugar, com 24 pontos-agora a apenas dois do rabeira Atlético Goianiense, que venceu  a Ponte Preta (por 3 a 1), ainda terá hoje pela frente, fora de casa, o Vitória. Uma vitória traria alivio ao tricolor, mas uma derrota (e o Vitória joga terá a favor o calor de Salvador) seria capaz de deixar o São Paulo em posição incômoda e preocupante.

Como uma vitória vale três pontos, a situção quase sempre  é mutável. Difícil entender os tropeços do São Paulo, pois o time conta pelo menos com alguns bons jogadores: Hernanes, Lucas Pratto, Cueva (que ficou no banco de reservas na última partida) , Rodrigo Caio, Marcos Guilherme… Não é pouco.

Creio que o São Paulo foi tomado pela ansiedade, pelo desmoronar da confinaça em especial quando leva um gol, coisa assim. Não ouso palpitar sobre essa partida. Dependerá, acredito, de detalhes, do emocional, e isso não se pode prever.

3- O Corinthians terá mais uma chance de se redimir do futebol insatsfatórios dos últimos jogos e da má campanha do returno do Campeonato Brasileiro. Receberá o Vasco, na Arena de Itaquera, com razoáveis  motivos para acreditar em sucesso- no primeiro turno, o Corinthians venceu o Vasco por 5 a 2, em São Januário. E deverá ter a volta de Arana na lateral-esquerda.

O que respalda o Corinthians é a sua extraordinária campanha do primeiro turno, que o deixa, ainda, 7 pontos à frente do vice- líder, o Grêmio, distância considerável para o sonho do título, É preciso, no entanto, resgatar o bom futebol, que ainda não surgiu no segundo turno, contando até agora com uma única vitória (contra a Chapecoense), vitória que surgiu em meio a vários resultados pífios, inclusive o último, pela Copa Sul- Americana, empate em casa com o argentino Racing.

Resta saber qual Corinthians estará em campo hoje: o super eficiente time do primeiro turno ou a equipe que vem derrapando nas ultimas partidas.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone