Blog do Avallone http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br Roberto Avallone é jornalista esportivo há mais de 35 anos Wed, 13 Dec 2017 02:42:16 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 O Grêmio, finalista. E o Mercado da Bola http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/12/13/o-gremio-finalista-e-o-mercado-da-bola/ http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/12/13/o-gremio-finalista-e-o-mercado-da-bola/#comments Wed, 13 Dec 2017 02:01:56 +0000 http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/?p=8276

Foto: Reuters

1-  Não foi fácil, aliás nada fácil. Mas- depois de um jogo que terminou zero a zero durante seu tempo regulamentar- na prorrogação, o Grêmio venceu o mexicano Pachuca, 1 a 0, com golaço de Éverton!- e já  é finalista do Campeonato Mundial de Clubes. Provavelmente contra o poderoso Real Madrid, que enfrenta nesta quarta-feira o Al Jazira, com amplo favoritismo.

Minha santa avó, no entanto, já me dizia que “jamais para cravar nada”. Afinal, no futebol, quantas vezes a lógica e o talento já foram vencidos pelas circunstâncias?  Cautela e lembranças à parte, é claro que tudo indica para uma grande decisão , no sábado, entre o Grêmio de Renato Gaúcho e o Real de Cristiano Ronaldo.

Diante do Pachuca, o Grêmio só foi ele mesmo na prorrogação. No primeiro tempo, morno e controlado pelas defesas, o Grêmio criou pouco, errou muitos passes e o Pachuca até teve duas boas oportunidades, com o meia Honda sendo bloqueado, no momento certo, por Cortez; no segundo tempo, Renato fez algumas alterações, trocando Michel e Lucas Barrios por Éverton e Jael, tornando o time mais ágil. Mas nada que incomodasse demais o veterano e baixinho goleiro Pérez.

Na prorrogação, no entanto, o Grêmio fez o gol logo aos cinco minutos, com o golaço de Éverton- driblou o marcador e chutou no alto do canto esquerdo de Pérez-, controlou a partida, ainda teve Leonardo Moura no lugar de Edílson, teve gol anulado (justamente) de Jael e outro perdido por Luan. E exibiu um bom preparo físico.

Agora, que venha a final!

Imagem: Internet

2- Ainda em fase de muitas negociações e especulações, o Mercado da Bola dá sinais de ficar mais agitado:

a) No Palmeiras, a torcida começa a ficar mais animada com a possibilidade   de ter como reforço Ricardo Goulart(bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro, em 2013 e 2014), autor de 82 gols em 133 jogos pelo chinês Guangzhou Evergrande. O interesse palmeirense por ele já se sabia, mas a novidade contada, por telefone, ao jornalista Alexandre Lozetti(do site Globo Esporte. com) é a de que ele já revelou aos chineses seu desejo de voltar ao Brasil. O que pode, quem sabe, facilitar a transação. Goulart é excelente atacante.

No Palmeiras, também, segundo o gerente Cícero Souza, está confirmado o interesse por Gustavo Scarpa, do Fluminense. Há a chance, segundo a mídia espanhola, de o Barcelona pretender levar Mina já em janeiro(o trato é após a Copa do Mundo) enquanto se fala na contratação de Pedrão(com longo contrato)junto ao Água Santa. Trata-se de zagueiro muito promissor.que foi campeão paulista pelo Sub-20, e tem altura semelhante à de Mina- l m e 94.

b) No São Paulo, tem-se como praticamente assegurada a permanência de Jucilei (ex- Corinthians), que veio do futebol chinês e que neste ano foi muito bem no meio-campo tricolor, formando dupla com o craque Hernanes. Jogador muito importante parta os planos do técnico Dorival Júnior. Há expectativa, ainda, pela contratação do goleiro Jean, do Bahia. E também um sigiloso interesse por Scarpa.

c) No Corinthians, além das contratações já acertadas de Júnior Dutra e Renê Jr., deverá acontecer investida sobre o atacante colombiano Tréllez, vinculado ao Vitória, de bom porte físico e que marcou 10 gols no Campeonato Brasileiro, Nas vezes em que vi jogar esse centroavante, ele foi bem.

d) No Flamengo, uma nova especulação que pode se transformar em realidade: Gabigol(ex- Santos), que não teve bom período na Inter de Milão e pouco tempo no Benfica para exibir suas qualidades de goleador e de canhota mortal. Pode ser utilizado até como ” falso 9″, especialmente agora em que Guerrero foi punido com um ano de suspensão.denunciado por doping. embora clame por sua inocência. Conseguirá provar ou reduzir a sua pena? Se não provar, desfalcará o Flamengo e também a Seleção do Peru na Copa do Mundo

Enfim, é o começo de agitação maior do Mercado da Bola que deve ficar cada dia mais agitado.

]]>
2
Palmeiras: vice-campeão, apesar de perder feio. Otero: o rei das faltas http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/12/03/palmeiras-vice-campeaoapesar-de-perder-feio-oteroo-rei-das-faltas/ http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/12/03/palmeiras-vice-campeaoapesar-de-perder-feio-oteroo-rei-das-faltas/#comments Sun, 03 Dec 2017 23:22:24 +0000 http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/?p=8259 1- O sistema defensivo do Palmeiras falhou de maneira inacreditável: sem postura, sem cobertura, com falhas individuais, permitiu ao Atlético Paranaense marcar três gols em 33 minutos no primeiro tempo, 3 a 0! E esse foi o placar da partida, com méritos para o Furacão- o time dos contra-ataques mortais- e motivo de muita reflexão para o técnico que vai assumir, Roger Machado, pois atacar é preciso, mas sem marcação  firme e posicionamento adequado é impossível resistir.

Como o futebol é curioso, mesmo assim, por ter sido eficiente no ataque ao longo do Campeonato, o Palmeiras é o vice-campeão brasileiro, pois os resultados dos concorrentes o favoreceram: o Santos apenas empatou com o Avaí(1 a 1), na Vila Belmiro, enquanto o Grêmio- já pensando no Mundial de Clubes- mandou a campo os seus meninos(nem Renato Gaúcho comandou a equipe) para o jogo contra o Atlético Mineiro; mesmo assim, os meninos deram muito trabalho, jogando mais ou menos no estilo dos titulares(o que também ser mérito de Renato Gaúcho), perdendo por 4 a 3, graças a Otero(deste falo mais tarde).

Logo, com os resultados desfavoráveis de Santos e Grêmio, o Palmeiras ficou com o segundo lugar, apesar da péssima partida diante do Furacão e da derrota(mais do que feia) por 3 a 0. Palmeiras e Santos terminaram empatados em pontos(63) mas os palmeirenses ficaram na frente do Santos por número de vitórias- 19 a 17.

Falhas de posicionamento à parte, ficou evidente que o Palmeiras precisa de um lateral-direito para ontem. além de uma revisão no posicionamento defensivo e da recuperação de alguns jogadores que já estiveram em melhor fase´-até Mina, que considero um senhor zagueiro, falhou, enquanto Michel Bastos não convence na lateral-esquerda  e Luan joga mais quando está pelo lado direito da área.

Problemas para Roger Machado resolver.

2-  Ele tem futebol, sim, mas é mágico nas cobranças das faltas. Falo de Otero, do Atlético Mineiro, autor de dois golaços com esse tipo de cobrança contra o Grêmio, na vitória do Galo sobre os meninos do Grêmio, por 4 a 3: especialmente o segundo desses golaços, o que deu a vitória ao Calo, com Otero batendo quase da linha lateral, pela esquerda, com força, graça e muito efeito. Impressionante!

É claro que já vimos grandes batedores de faltas- a lista é enorme, motivo pelo qual cito apenas alguns como Marcelinho Carioca, Neto, Zico,Jair Rosa Pinto(que vi jogar no fim da carreira), Pepe , Rivellino e muitos outros-mas Otero, não que seja melhor do que os Gigantes da bola parada, tem um jeito especial de bater na bola, de qualquer posição, de qualquer distância, transformando-se esse venezuelano em um espetáculo à parte.

Eu não queria ser o goleiro no momento em que Otero bate na bola, batendo uma falta, ainda que  de longe ou sem muito ângulo.

]]>
8
Grêmio, campeão da Libertadores! E o Mercado da Bola http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/30/gremio-campeao-da-libertadores-e-o-marcado-da-bola/ http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/30/gremio-campeao-da-libertadores-e-o-marcado-da-bola/#comments Thu, 30 Nov 2017 11:20:43 +0000 http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/?p=8249

Foto: Reuters

1- Na verdade, a vitória gremista foi mais fácil do que se esperava. Sem qualidade para dar sufoco, ansioso, com erros primários em sua defesa, o Lanús foi presa fácil para o Grêmio, que venceu por 2 a 1- gols de Fernandinho, Luan e Sand- e ainda  teve seu excelente goleiro Marcelo Grohe obrigado a fazer uma única grande defesa. Aliás,para para a alegria da imensa torcida do Grêmio , uma comemoração histórica: esta é a terceira vez que o Grêmio conquista a Taça Libertadores, sendo, pois, tricampeão, depois de disputar cinco finais.

Quanto ao jogo desta quarta-feira,a ansiedade prejudicou o time do Lanús, tecnicamente já bem inferior ao Grêmio, com a situação agravada pelo nervosismo: no primeiro gol, falha terrível da zaga argentina. no meio do campo, da qual se aproveitou Fernandinho, que arrancou em velocidade e chutou- de esquerda- forte e seco para as redes argentinas; no segundo gol, um belo gol de Luan! Ele invadiu a área do Luan, nenhum zagueiro tentou lhe dar o bote e, perto do goleiro, deu uma “cavadinha” que só os craques sabem fazer; e o gol de honra do Lanús, surgiu de um pênalti (existente) em Acosta, transformando em gol pelo veteraníssimo Sand.

Enfim, uma vitória tranquila, fácil, sem necessidade de show. O suficiente para a torcida gremista festejar como nunca e aguardar, com esperança. o Campeonato Mundial de Clubes.

Parabéns , Grêmio!

Imagem: Internet

2- O Mercado da Bola vai se intensificar logo após o fim do Campeonato Brasileiro. Na próxima semana, pois. Por enquanto, chama a atenção:

a)  A fala de Roger, novo técnico do Palmeiras. calmo e comedido, dizendo que já tem 90 por cento do elenco par a próxima temporada. Ao elenco, com  certeza, estará agregado o nome de Lucas Lima, meia que pode impulsionar o meio-campo do time. Segundo um conselheiro respeitável, Fernando Prass renovará (ainda não o fez) e não é certeza a vinda de Weverton.

b) Leio que o Santos quer Abel Braga para seu técnico na próxima temporada. Bom nome, gosta de trabalhar com meninos da base, mas considero difícil a sua vinda, pois nem Palmeiras e Inter conseguiram acertar com ele. Abel costuma respeitar seus contratos e ele ainda tem um ano pela frente no Fluminense.

Aguardemos.

c) Curiosa a situação do zagueiro Pablo; não entrou em acordo financeiro com dirigentes do Corinthians (dizem que pediu demais), embora tenha sido um dos pilares da defesa do campeão brasileiro, especialmente no primeiro semestre e um pouco depois. Não vou dizer que se trata de um super-craque, não, mas teve um ano de bons desempenhos e, por mero palpite, acredito que não voltará a defender o francês Bordeaux e deverá jogar por uma grande equipe brasileira na próxima temporada.

]]>
2
Keno levou o Palmeiras à vitória.E Lucas Lima está bem próximo http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/28/keno-levou-o-palmeiras-a-vitoria-e-lucas-lima-esta-bem-proximo/ http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/28/keno-levou-o-palmeiras-a-vitoria-e-lucas-lima-esta-bem-proximo/#comments Tue, 28 Nov 2017 02:58:31 +0000 http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/?p=8245 1- Keno acabou com o jogo. Apenas isso. Ah, contra o Botafogo ele foi um ponta endiabrado, impossível de ser marcado no memorável segundo tempo: fez a assistência no primeiro gol, marcado por Dudu(a bola, antes, desviou levemente em Borja), tirando o marasmo da partida: depois, em jogada genial, ele fintou o marcador coma perna direita e emendou de canhota para o alto do canto esquerdo de “Gatito Fernandez”.

Pronto: estava estabelecido o placar do jogo- 2 a 0- e festejado o salto do Palmeiras para a segunda colocação do Campeonato Brasileiro- o que pode ser confirmado ou não no fim de semana, pois o Palmeiras está apenas um ponto à frente de Grêmio e Santos, sendo decisiva a última rodada até na luta pelo vice-campeonato.

A importância do futebol de Keno é ainda maior, pois não era fácil entrar na defesa do Botafogo e o primeiro tempo foi morno demais. Depois da assistência e do gol de Keno, no entanto, o segundo tempo foi uma festa para o Palmeiras, que poderia ter ampliado o placar estivesse Borja em noite mais inspirada. Houve emoção.

E a emoção não parou no fim do jogo, pois continuou com o grande Zé Roberto ,43 anos, fazendo sua despedida da torcida palmeirense, já que decidiu se aposentar: ele foi abraçado pelos companheiros, jogado para o alto em saudação, com a mesma dignidade com que atravessou sua carreira brilhante. E de profissional exemplar. Ainda por cima, como exemplo de vitalidade, deu a volta olímpica, acenando para o estádio inteiro.Pena que fosse o adeus.

2- Definida como “está bem encaminhada” por Neymar da Silva Santos- pai do Neymar da Seleção- a situação de Lucas Lima não sugere outro desfecho que não seja o Palmeiras. Neymar pai, o pai de Lucas Lima, Roberto, o empresário André Cury e um advogado  da NN estiveram no Palmeiras na tarde desta quinta-feira; depois, foram assistir ao jogo na Arena do Palmeiras.

O Santos já foi notificado pelo Palmeiras da intenção de negociar com o jogador(regra obrigatória- talvez o pré-contrato) mas disse Neymar pai que o contrato mesmo- assim com os tradicionais exames médicos- só poderia ser assinado em janeiro, após terminar o compromisso do meia(no fim do ano) com o Santos.

Assim, creio, Lucas Lima será mesmo do Palmeiras- a não ser que se tenha uma reviravolta surpreendente. Na minha opinião, trata-se de um grande reforço para o time, não só pelo futebol  que Lucas Lima normalmente exibe, como também pela possibilidade de recuar Moisés para segundo volante, onde ele rende mais.

Aguardemos.

]]>
6
Terror e festa, em cenas de arrepiar http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/27/terror-e-festa-em-cenas-de-arrepiar/ http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/27/terror-e-festa-em-cenas-de-arrepiar/#respond Mon, 27 Nov 2017 03:53:00 +0000 http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/?p=8240 1- O terror fica por conta,é claro, do que aconteceu na queda da Ponte Preta para a Série B. O jogo começou surpreendentemente, com 2 a 0 para a Ponte sobre o Vitória com dois gols em 15 minutos, marcados por Lucca e Danilo Barcelos; com claros indícios de triunfo, no entanto, a estabilidade da Ponte ficou ferida coma expulsão de Rodrigo, aos 20 minutos,por ter o zagueiro cometido incrível e deselegante infração(flagrada por um auxiliar do árbitro) ao cutucar com o dedo  região  delicada do atacante Trellez, que estava de costas para ele. Pretendia irritar o jogador do Vitória?

Pois ganhou a expulsão. E o time do Rodrigo foi obrigado a atuar boa parte do jogo com um jogador a menos. Mas ainda ganhava por dois gols de diferença.

No segundo tempo , porém, o Vitória acabou com o jogo: fez um gol(André Lima), empatou(Trellez) e marcou o terceiro gol(Trellez , outra vez), virando para 3 a 2, aos 36 minutos do segundo tempo. Fez-se, então, o terror: um grupo de torcedores da Ponte Preta destruiu um pedaço do alambrado, invadiu o campo, deixando todo mundo nervoso e preocupado, jogadores do Vitória e da própria Ponte Preta. Mais tentativas de invasão e o confronto com policiais, em cena difícil de ser esquecida.

Não havia mais jeito: sob tensão, com o jogo encerrado, só restava à Ponte Preta o amargo lamento pelo rebaixamento , sob um clima que, infelizmente, às vezes acontece nesse futebol que já foi mais romântico.

2- A festa, evidentemente, pertenceu ao Corinthians. Desde sábado, com o treino aberto, ouvia-se o grito de “É Campeão”, o que, é claro, aumentou no domingo na Arena de Itaquera tomada por mais de 46 mil corintianos para o jogo contra o Atlético Mineiro. O que precedeu o gesto de Cássio levantando a Taça e as comemorações do título conquistado.

O jogo em si até que foi bom, movimentado. Empate de 2 a 2. Otero abriu acontagem com belíssima cobrança de falta; Jadson empatou, também de falta, mas de maneira diferente, com chute cruzado, a bola passando por todo mundo e morrendo nas redes de Victor, no canto esquerdo; Marquinhos Gabriel fez 2 a 1 e Fred empatou, ao marcar o segundo gol atleticano.

Festa à parte, o Corinthians  tenta agora evitar muitas saídas de jogadores. Duas baixas já são conhecidas- a do zagueiro Pablo, que não chegou a acordo para a renovação, e a do lateral-esquerdo Guilherme Arana, que está sendo negociado com o espanhol Sevilla. São muitas especulações, mas não creio que aconteçam muitas saídas. E alguns reforços deverão chegar, entre eles, o atacante Dutra(que joga o Brasileiro pelo Avaí) e René Jr, volante que está no Bahia.

Aguardemos.

]]>
0
Grêmio, é difícil empatezinho com o Lanús? E Roger e o Palmeiras http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/23/gremio-e-dificil-empatezinho-com-o-lanus-e-roger-e-o-palmeiras/ http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/23/gremio-e-dificil-empatezinho-com-o-lanus-e-roger-e-o-palmeiras/#comments Thu, 23 Nov 2017 23:45:12 +0000 http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/?p=8228

Foto: Lucas Uebel

1- É evidente que deve ter um clima quente, pesado, no jogo decisivo do Grêmio contra o Lanús logo no estádio do adversário. Mas, pensando bem, lembrando os detalhes da partida de quarta-feira. a conclusão é clara: mesmo sem jogar um grande futebol, o Grêmio é bem melhor tecnicamente do que a equipe argentina- que, aliás, pouco assustou otime gaúcho a não ser no primeiro tempo, em duas bolas paradas, com duas defesas importantes do ótimo Marcelo Grohe.

E mesmo não sendo uma vitória fácil, o Grêmio ganhou de 1 a 0, com o gol de Cicero, e ainda teve um pênalti no finzinho do jogo(sobre Jael) não marcado pela arbitragem. Poderia ter ido à Argentina com dois gols de vantagem, pois não? Ah, é verdade, convém não esquecer a façanha do Lanús no jogo decisivo diante do River Plate quando, perdendo por 2 a 0, virou de maneira espetacular para a vitória(e a classificação) de 4 a 2.Esse tipo de resultado não acontece por acaso.

Pela lógica, no entanto, se jogar com a devida cautela – e explorar o contra-ataque-, o Grêmio tem tudo para arrancar no mínimo um empatezinho que lhe daria o título de campeão da Libertadores Aliás, o terceiro título da Libertadores em sua História.

Não cravo- como poderia?- , mas acredito que isso vai acontecer.

Foto: Divulgação

2- Naturalmente polêmica- seria assim com quase todos , menos, talvez, Guardiola ou Mourinho-, a contratação de Roger Machado para dirigir o Palmeiras, dividiu opiniões. Na minha opinião, trata-se de uma boa aposta, pois Roger viveu bons momentos  no Grêmio e até no Atlético Mineiro, onde foi campeão mineiro em disputa com o Cruzeiro. Depois, o time caiu de produção e Roger foi demitido em julho.

Quem o conhece  muito, dele fala bem. Trata-se de técnico jóvem, 42 anos, de currículo não extenso, estando, parece, em começo de carreira. Portanto, seria injusto de minha parte falar mal ou bem de Roger, embora pareçam boas as perspectivas de êxito, até porque jogadores de qualidade estejam a caminho do Palmeiras- o lateral esquerdo Diogo Barbosa, a grande possibilidade do meia Lucas Lima, um lateral- direito a definir (Rafinha e Zeca são os mais cotados) um atacante (cujo nome é guardado em sigilo) e até um goleiro paras o futuro(provavelmente Weverton, do Atlético Paranaense).

Além disso, o Palmeiras conta com uma base promissora, finalista no Estadual em paticamente todas as categorias- Sub 11, Sub-1,Sub-15. Sub- 17 e Sub-20, com garotos ávidos por um futuro brilhante, sendo que Roger tem como conceito, também, o aproveitamento de talentos emergentes.

Vejamos, pois  no que vai dar.

]]>
3
O campeão perdeu, o São Paulo escapou e o Palmeiras sonha http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/20/o-campeao-perdeu-o-sao-paulo-escapou-e-o-palmeiras-sonha/ http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/20/o-campeao-perdeu-o-sao-paulo-escapou-e-o-palmeiras-sonha/#comments Mon, 20 Nov 2017 05:46:07 +0000 http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/?p=8222 1- O campeão brasileiro Corinthians, aliás heptacampeão, perdeu feio: 3 a 0 para o Flamengo, no Rio, derrota que em nada afeta o título conquistado mas que deixa no ar, digamos, aquela sensação de faixas carimbadas. É verdade que a equipe de Carille poupou vários titulares, mas a do Fla também não tinha alguns- e o que se viu em campo, tirando umas duas defesas do goleiro Diego Alves-, foi um Flamengo jogando melhor e mais inspirado.

Foi um golaço o primeiro gol, marcado por Mancuello, que se livrou dos zagueiros e chutou forte, impossível para uma eventual defesa de Cássio; o segundo gol foi marcado por Diego, de pênalti, chute seco, no meio do gol; e o terceiro-logo após áspera encrenca entre Rodolfo e Felipe Vizeu(ambos correram risco de expulsão)- marcado pelo próprio Felipe Vizeu, de pé esquerdo. O atacante e o zagueiro Rodolfo se entenderam no vestiário, no intervalo, e depois do jogo tudo parecia ter acabado bem.

Melhor para o Flamengo, que avança na tabela de classificação, e só uma derrota indigesta para o Corinthians, campeão com três rodadas de antecedência. Acredito que agora, na verdadeira festa diante da torcida, jogando em sua Arena e com a volta dos titulares que não jogaram, o Corinthians volte a se impor e a jogar como fazia nas últimas partidas que antecederam a derrota para o Fla.

2- O São Paulo ficou livre de qualquer perigo de rebaixamento com esse empate de 0 a 0 diante do Botafogo, no Pacaembu.Pela pontuação e pelos jogos restantes dos concorrentes, escapou o tricolor dos perigos que assustaram durante a campanha mas que, curiosamente, inflamou a torcida, que esteve presente aos estádios como uma corrente de solidariedade contra um vexame(a degola) gosto amargo que jamais sentiu em Brasileirão nenhum.

Quanto ao futebol contra o bem organizado Botafogo, o São Paulo ficou devendo. A defesa falhou algumas vezes e, no ataque, o próprio Lucas Pratto reconheceu, após o jogo(foi o que li em sites) que vem jogando no sacrifício nas últimas partidas, em função de lesão sofrida, e que não vem conseguindo chutar a bola coma força devida. Por sinal, Pratto perdeu um gol feito, chutando na trave, sozinho diante do goleiro “Gatito” Fernandez .

Mas só o alívio de não correr mais risco nenhum deve motivar a equipe por 2018 melhor.

3- Se o Palmeiras vencer o Avaí, nesta segunda-feira, em Florianópolis, pulará para o segundo lugar na tabela de classificação. Missão difícil. já se sabe, pois o Avaí, ainda com chances de driblar a degola(tem 36 pontos) jogará com toda a gana do mundo e vem de honroso empate diante do Cruzeiro(2 a 2), em Belo Horizonte.

E então, “se”- acentuo o Palmeiras ganhar, embalado pelo sonho de uma classificação ainda mais reluzente e pelo placar de 5 a 1 sobre o Sport, será o segundo na classificação e aumentará a chance de ser o vice- campeão, o que lhe daria uma premiação maior.E isso também foi proporcionado pela vitória do Santos diante dos reservas do Grêmio(1 a 0, gol de Copete), na noite deste domingo, na Vila Belmiro. Resultado que redime o Santos de seus últimos resultados.

Com isso, o Palmeiras está a um ponto do Grêmio, e o Santos a dois.Só por aí já se reconhece a importância do jogo da noite desta segunda-feira, reunindo palmeirenses e esperançosos do Avaí, partida que, em outras circunstâncias, talvez não fosse tão atraente.

]]>
5
5 a 1! O Palmeiras lavou a alma. E está na Libertadores http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/17/5-a-1-o-palmeiras-lavou-a-alma-e-esta-na-libertadores/ http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/17/5-a-1-o-palmeiras-lavou-a-alma-e-esta-na-libertadores/#comments Fri, 17 Nov 2017 03:25:53 +0000 http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/?p=8214

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Quando digo Libertadores , quero me referir especificamente a fase de  grupos. Pois que com sua larga vitória de 5 a 1 sobre o Sport e mais as derrotas de Flamengo, Santos e Botafogo, o Palmeiras já está classificado para a sonhada fase de grupos da Libertadores; matematicamente, ainda pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro, mas aí já não conta, uma vez que o Cruzeiro já está na fase grupos por ter vencido a Copa do Brasil.

Quanto ao jogo desta quinta-feira. com menos de 19 mil pagantes, o Palmeiras teve dois tempos totalmente  diferentes; no primeiro, jogou mal, não obrigou o goleiro Magrão a nenhuma defesa relevante e ainda teve em Fernando Prass-que fez três grandes defesas- o seu melhor jogador;  na segunda etapa, no entanto, quando Dudu jogou tudo o que pode ainda mais um pouco, o Palmeiras foi arrasador. Foram cinco gols marcados e outros perdidos.

Aliás, o Palmeiras é o dono do melhor ataque do Campeonato, até agora, com 58 gols. Foi atrapalhado pelo alto número de gols sofridos, 40- especialmente, na minha opinião, pela falta de eficiência nas laterais e por Mina, um senhor zagueiro, ter ficado tanto tempo fora, lesionado.

Entre os destaques do Palmeiras, além de Dudu, cito Keno, com seus dribles constantes(fez o quinto gol); e cito Deyverson, autor de quatro gols nos últimos dois jogos- Flamengo e Sport-, lutador , oportunista, mas que andou sendo vaiado por uma parte da torcida durante o jogo. A torcida tem o direito de vaiar, ainda que, na minha opinião, Deyverson não fez para tanto: ele tinha se atrapalhado com uma bola que bateu em suas costas e perdido um gol, com a bola passando rente à trave.

E com quantos isso não acontece?

Sem ser dono de técnica refinada, acredito que Deyverson será muito útil dentro de suas características de centroavante rompedor, bom chutador com a perna esquerda e cabeceador. Que se espere dele um homem de área, não um craque.  Ele teve calma em seu segundo gol- terceiro do Palmeiras- ao chutar de canhota no canto esquerdo de Magrão: em seu primeiro gol, que não comemorou e até o fez chorar, escorou belo cruzamento de Dudu (acho que estava impedido), vindo da direita.

Na pior das hipóteses, quanto à posição de centroavante, se nada der errado, o Palmeiras contará com Borja (aparentemente recuperado), Deyverson(outro estilo, mas que pode ser de grande valia) e Willian (mais técnico, pode também jogar pelos lados), ou seja, uma nada contestável gama de opções.

]]>
4
O Heptacampeão Corinthians teve momentos brilhantes: 3 a 1! http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/16/o-heptacampeao-corinthians-teve-momentos-brilhantes-3-a-1/ http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/16/o-heptacampeao-corinthians-teve-momentos-brilhantes-3-a-1/#comments Thu, 16 Nov 2017 02:59:47 +0000 http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/?p=8206

Foto: Divulgação

Como se tivesse poderes de transformação, o Corinthians saiu de um tímido primeiro tempo- em que saiu perdendo para o Fluminense por 1a 0, gol do zagueiro Henrique- para uma etapa final brilhante, sensacional: em três minutos e meio virou o jogo, com dois gols de Jô, e depois, em belo chute, Jadson complementou o placar do histórico jogo que oficializou o o título: 3 a 1.

Confesso que fiquei impressionado com a mudança da equipe de um tempo para o outro, embora haja uma explicação tática, a entrada de Jadson. Mas Clayson jogou muito, Jô foi o artilheiro que viveu talvez a sua melhor fase nesta temporada e o Corinthians mostrou que em jogo decisivo, quando quer partir ao ataque, sabe fazê-lo, E muito bem.

Talvez seja por isso que, nos momentos mais importantes, foi também neste Campeonato Brasileiro que acaba de conquistar. Só para dar um exemplo de clássicos regionais, onde a rivalidade é maior, quantos deles o Corinthians perdeu? Apenas um , para o Santos, na Vila Belmiro. Nos outros, ganhou duas vezes do Palmeiras- uma na Arena de Itaquera e outra na Arena palmeirense- venceu o São Paulo uma vez e empatou outra, e ganhou também do Santos na partida que foi disputada em São Paulo, É uma façanha considerável! Teve de jogar muito para isso.

O que significa que o Corinthians não é um time apenas defensivo, cauteloso, que joga no contra-ataque. Quando precisa, modifica seu estilo e aprendeu a atuar em jogos decisivos.

Assim, com três rodadas de antecedência, o Corinthians é Campeão. Com justiça. Soma mais uma conquista, a sétima em Campeonatos Brasileiros. Só para recordar: o Corinthians foi campeão em 1990, 1998, 1999, 2005, 20011, 2015 e (agora) em 2017. Uma coleção digna de aplausos.

]]>
9
Mercado da Bola. E mais: o Corinthians já campeão? E a Seleção? http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/15/mercado-da-bola-e-mais-o-corinthians-ja-campeao-e-a-selecao/ http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/2017/11/15/mercado-da-bola-e-mais-o-corinthians-ja-campeao-e-a-selecao/#comments Wed, 15 Nov 2017 02:25:43 +0000 http://blogdoavallone.blogosfera.uol.com.br/?p=8202 1-Antes de encerrado o Campeonato Brasileiro,já se agita o Mercado da Bola com contratações e especulações:

a) Diogo Barbosa é praticamente do Palmeiras,pois o Cruzeiro aceitou a oferta- se nada der errado- de liberá-lo. Ele tem 25 anos, 1m79 de altura, fez 59 jogos pelo Cruzeiro, marcou dois gols-um deles contra o Palmeiras,pela Copa do Brasil e deu 8 assistências. Tem fama de ser bom jogador. Em sigilo, o Palmeiras corre atrás de outros jogadores, sendo muito falados Lucas Lima, Zeca(poderia jogar na direita, como nos Jogos Olímpicos de 2016)um goleiro(talvez Weverton) e um atacante que está no Exterior e cujo nome é guardado em segredo(não é Gabigol)

b) Gabigol não está contente no Benfica, por ser pouco utilizado, assim c omo estava insatisfeito na Inter de Milão. Especula-se que poderia interessar ao Flamengo, ao São Paulo, ao Santos… O problema é o salário, considerado alto para nosso padrão.

c) Jean, goleiro do Bahia, poderá ser do São Paulo. Ainda considero esse assunto como especulação, embora tenha muito para se tornar realidade:Jean é ágil, tem 22 anos e gosta de seguir o que viu Rogério Ceni nas cobranças de falta, embora  não faça dessa virtude o seu ponto forte.

d) O Cruzeiro pode repatriar Moreno- que já foi seu artilheiro-. jogador que está no futebol da China. Centroavante alto, bom cabeceador, dono de bom arremate, deixou saudades na torcida cruzeirense- que alías, não pode mais comemorar os gols do argentino Ábila(voltou para a Argentina) e não sabe se Rafael Sóbis(improvisado na função) deixará de ir para o México.

e) Especulação: Cuca seria o técnico do Atlético Mineiro em 2018, ficando Osvaldo de Oliveira como coordenador e diretor- técnico. Não há confirmação a respeito.

f) Abel Braga, que já foi cogitado pelo Palmeiras(segundo me disse um importante conselheiro) também é especulado no Inter, que nesta terça garantiu sua volta à Série A, ao empatar 0 a 0 com o Oeste.Mas depende muito do contrato do treinador com o Fluminense- qual a sua duração?- pois Abel jamais foi de romper um acordo.

Bem, isso é só um prenúncio das muitas novidades que deverão ser concretizadas antes do fim do ano. O Mercado da Bola estará agitado.

2- O Corinthians, já se sabe, tem tudo para levantar o caneco de Campeão Brasileiro de 2017 ainda na noite desta quarta-feira. Para isso, basta vencer o Fluminense, na Arena de Itaquera, o que, diante da fase das duas equipes, seria um resultado lógico.Melhor ainda para os corintianos: mesmo se tiver um  resultado menos feliz, serão campeões se o Grêmio tropeçar diante do São Paulo, em Porto Alegre.

Futebol é futebol, sempre cheio de surpresas, mas , creio, o Corinthians deverá ser campeão nesta noite de quarta-feira. E, por palpite, claro, acredito que com uma boa vitória sobre o Flu.

3- Esse O a O entre Inglaterra e Brasil teve um significado, sim: valeu como um alerta para a Seleção Brasileira quando jogar contra adversários defensivos- como foi o caso dos ingleses, que estavam desfalcados, pois até a minha santa avó já dizia que se abre retranca jogando pelos lados, pelas pontas. E isso, a Seleção Brasileira não fez.

Quanto ao jogo em sim, duelo tão tradicional, não posso dizer que tenha sido bom. Foi ruim.Leva uma nota 4. E com muita boa vontade.

]]>
2