Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras: vaga conquistada, apesar da derrota

Roberto Avallone

01/06/2017 03h54

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Foi suado, chorado, sofrido. Mas o Palmeiras fez quase no fim do jogo o gol salvador (Thiago Santos), chamado de gol qualificado por ser marcado fora de casa, e, mesmo perdendo para o Inter por 2 a 1 (D'Alessandro e Nico Lopez) classificou-se para as quartas-de-final da Copa do Brasil. Ganhou a vaga.

Só que ainda não ganhou a confiança da torcida, pois exibe futebol muito abaixo do esperado e, no começo da partida, não só levou um gol aos 7 minutos como também escapou-por pouco- de levar outros, mais ou menos como aconteceu naquela derrota (3 a 0) para a Ponte Preta, em Campinas Aos poucos, melhorou. E foi prejudicado pela arbitragem que não considerou o pênalti claro de Léo Ortiz (braço, bem estendido na bola), assim como não foi marcado-bem mais tarde- um outro pênalti, cometido sobre Zé Roberto.

Isso ameniza o domínio do Inter durante a maior parte do jogo, mas não explica o futebol apresentado pela equipe de Cuca. Não foi bom. E nem ousado. Por que Tchê- Tchê anda jogando tão mal e a que atribuir o péssimo jogo de Edu Dracena contra o Inter? E quase aos 43 anos, o símbolo Zé Roberto tem condições de guarnecer a lateral-esquerda nas arrancadas adversárias? E Borja não terá a chance de desenvolver seu futebol, não na missão de recuar para buscar a bola ou de se enfiar pelas beiradas do campo, mas sendo, simplesmente, o goleador que foi no Nacional de Medellin?

Aprecio o trabalho do técnico Cuca, que foi um dos pilares da conquista do título de campeão brasileiro, em 2016. Acho que ele vai arrumar o time. Só que está demorando para acertar a equipe ideal, devolver a boa forma a alguns jogadores (Dudu, inclusive), precisando, talvez de mais uns três reforços- lateral-esquerdo, centroavante para suprir a lacuna quando Borja não estiver e mais um meio-campista: Moisés vai demorar para voltar e Guerra ainda está se adaptando.

Pelo menos, ao que parece, a estrela de Cuca brilha: ao fazer uma substituição improvável- a entrada de Thiago Santos, recuando Felipe Melo para a zaga- ele acabou dando ao time a classificação que já parecia perdida: foi  Thiago Santos o autor do gol, com a bola desviando em Danilo, quando o Inter vencia por 2 a 0 e estava todo recuado.

Ficou em 2 a 1, placar suficiente porque o Palmeiras vencera o primeiro jogo por 1 a 0. Bem ou mal, a garantia da classificação.

O Palmeiras, no entanto, continua devendo futebol. É bem possível, no entanto, que se acerte com o tempo.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone