Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Grêmio, a vitória da marcação e da leveza

Roberto Avallone

08/12/2016 00h49

Foto: Itamar Aguiar

Foto: Itamar Aguiar

O Grêmio é o campeão da Copa do Brasil ao empatar com o Atlético Mineiro, 1 a 1 (gols de Bolaños e Cazares), em Porto Alegre. Mas, no placar agregado venceu por 4 a 2 (o primeiro jogo tinha sido 3 a 1 para o Grêmio), tornando-se o vencedor indiscutível, pois, comandando por Renato Gaúcho, exibiu muita competência diante do badalado elenco do Galo: foi mais do que firme na marcação- Geromel, como se estivesse iluminado-, compacto no meio-campo e arisco no ataque, com os hábeis Luan e Éverton.

Éverton, por sinal, nem deixou saudades do herói do primeiro jogo, Pedro Rocha, pois infernizou a defesa atleticana e foi o autor da jogada que deu no gol de Cazares, praticamente liquidando a partida. Pela postura da equipe, para mim a grande surpresa foi Renato Gaúcho, técnico vencedor, sim, mas que vive um momento de fina sintonia com o futebol moderno.

O Galo, que tem boas individualidades, não mostrou o mesmo e eficiente estilo gremista, deixando muitos espaços entre a defesa, o meio-campo e o ataque, repetindo a falta de "compactação" observada na partida de Belo Horizonte. Se valer  como consolo que belo gol fez Cazares no empate atleticano! Um pouco antes do meio do campo, teve o sucesso que Pelé tentou-, mas por pouco não conseguiu- na Copa de 1970, contra a Checoslováquia. Um arremate portentoso o de Pelé, que encantou o mundo, mas o do equatoriano Cazares , além de portentoso e imaginativo, atingiu as redes.

Épico!

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone