Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Na queda do líder, o Campeonato incendiado

Roberto Avallone

29/10/2016 23h30

Foto: Cesar Greco / Divulgação Palmeiras

Foto: Cesar Greco / Divulgação Palmeiras

Foi um jogo até equilibrado, de muita correria e pouco brilho. Mas o que fez a diferença foi o Santos buscar com mais ambição o ataque e, por consequência, o triunfo, enquanto o Palmeiras muito mais dava atenção à marcação do que às triangulações ou à criação de jogadas decisivas. O empate já lhe deixaria satisfeito?

Em termos de pontuação, já que o Atlético Mineiro e o Flamengo tinham empatado (2 a 2), até que o empate seria um bom resultado para o Palmeiras, pois guardaria distância até do Santos (9 pontos quando começou o jogo), além de 6 do Flamengo e 8 do Galo. Mas o futebol não perdoa quem dá mais valor ao empate do que à tentativa de vitória. E deu no que deu: Lucas Lima centrou da esquerda, o estreante Vinicius Silvestre (que teve boa atuação) espalmou para o meio da área, sem cometer exatamente uma falha, mas dotado de rara infelicidade, pois a bola bateu em Vitor Hugo e sobrou livrinha para Copete marcar o gol da vitória. O Santos foi ungido pela felicidade, exatamente por buscar mais o triunfo.

Foto: Marcello Zambrana

Foto: Marcello Zambrana

No Santos, além do sistema defensivo firme, destacaram-se Copete, pela mobilidade, e Lucas Lima pela movimentação intensa, procurando o drible, os lançamentos e as deslocações- tanto que era ele, não um atacante, quem estava na esquerda a centrar para área, na jogada que deu no gol do Santos, no gol da vitória e no terceiro lugar (só um pontinho atrás do Flamengo) que agora ocupa.A vitória faz o Santos sonhar até om o título.

No Palmeiras, quem mais me chamou a atenção foi Gabriel Jesus. Não por ter jogado bem, muito pelo contrário,mas pela maneira apagada com que passou quase a partida inteira. Irreconhecível. Que eu me lembre deu apenas dois chutes- bem fraquinhos- para fáceis defesas do goleiro Vanderlei. Gabriel foi mais notado após o jogo quando, ao discutir com o árbitro, levou (novamente) o cartão amarelo. O que se passa com o ex-artilheiro do Campeonato Brasileiro?  Sem seu futebol, acabou aquela história de ataque rápido e envolvente, que ainda é o que mais fez gols no Campeonato.

Feitas as novas contas, vê-se que o Palmeiras  líder com cinco pontos de vantagem sobre o Flamengo, seis sobre o Santos e sete contra o Galo. Faltam cinco rodadas, 15 pontos em disputa, e pode-se dizer que ainda é uma vantagem considerável. Mas não definitiva ou muito grande, pois, em primeiro lugar, o Palmeiras precisa se reencontrar e contar com suas peças (inteiras) mais importantes, além de detectar, com urgência,o substituto de Moisés, pois no final de semana já tem jogo contra o Inter.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone