Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

No Dérby, o Palmeiras podia ter goleado. E Cristóvão foi demitido

Roberto Avallone

17/09/2016 20h11

Foto: Fernando Dantas

Foto: Fernando Dantas

1- Pelas chances que perdeu, o Palmeiras poderia ter goleado o Corinthians, na Arena corintiana, neste sábado. Foram pelo menos quatro oportunidades claras de gol desperdiçadas pelos palmeirenses- duas por Érik, uma por Leandro Pereira e outra (de cabeça) por Edu Dracena- diante de um Corinthians que correu, correu, mas não obrigou Jaílson a nenhuma grande defesa.

Como gol perdido não conta, o Palmeiras ficou com 2 a 0-gols de Moisés e Mina-, placar suficiente para mostrar sua superioridade e importantíssimo nessa luta pelo topo, pois mesmo que o Flamengo vença o Figueirense neste domingo pela manhã, no Pacaembu, não tirará a liderança palmeirense- que estava em risco antes do Dérby. O Palmeiras agora tem 51 pontos, o Flamengo, por enquanto, 47.

Quanto ao Dérby, em si, poucas vezes nos últimos tempos vi um Corinthians tão nervoso e tão sem criatividade. E isso refletia nas arquibancadas, na revolta de muitos torcedores corintianos- foi torcida única, como se sabe- contra o técnico Cristóvão e contra o presidente Roberto de Andrade. Era uma bola de neve de tensão, do campo para a arquibancada, da arquibancada para o campo, passando também para o camarote presidencial.

Sem nada a ver com isso, o Palmeiras nem precisou atuar de forma exuberante, mas com correção e marcação forte- o que lhe permitiu ser melhor no primeiro tempo (marcou logo aos 4 minutos de jogo, com Moisés, de cabeça aproveitando-se do rebote de Cássio) e ainda mais na etapa final, depois de o Corinthians ameaçar uma reação- na base da correria, da vontade apenas-, efêmera, pois a turma palmeirense criava chances de gol e defendia-se bem. Para piorar para o lado corintiano, Léo Príncipe recebeu seu segundo cartão amarelo e foi expulso.

Uma vitória indiscutível.

E o autor do segundo gol palmeirense, desta vez com o pé, foi o melhor jogador em campo, em minha opinião: Mina, um senhor zagueiro, verdadeiro paredão em sua área e um perigo mortal na área do adversário- já  marcou contra o Santos, contra o São Paulo e agora contra o Corinthians. Guardadas as devidas proporções, fez lembrar o melhor zagueiro- artilheiro que vi jogar, Luís Pereira.

Além de Mina, destaco as atuações de Edu Dracena, Moisés e Gabriel (primeiro tempo). Os outros complementaram bem o time. No Corinthians, sinto muito, não me lembro de quem tenha merecido destaque. Ou melhor: Gustavo, sim, mas pelo lado negativo, pois disputou péssima partida.

Como curiosidade do velho Dérby, com essa vitória agora o Palmeiras não perde do Corinthians há seis jogos.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

2- Cristóvão Borges foi demitido pelo Corinthians e sua saída, anunciada pelo presidente do clube, Roberto de Andrade em entrevista coletiva, 40 minutos após o jogo. Parecia inevitável: o clamor da torcida contra o técnico, os maus resultados (o time agora está em quinto lugar no Campeonato, podendo se distanciar ainda mais do G-4), o futebol do time que não convence. Quem haveria de resistir?

(Pelas cenas que vi na tevê, houve enfrentamento de torcedores que queriam invadir o setor da diretoria-um policial temia que fosse o gramado- cenas tensas, capazes de assustar, contidas pela polícia).

Mas Cristóvão não é o único culpado, pois cansou de falar em reforços (de nível) que não vieram e ainda perdeu jogadores importantes (Elias, por exemplo), sem contar o desmanche sofrido pelo time no início do ano, quando o técnico era Tite e não este Cristóvão que acaba de cair. Por enquanto, provavelmente até o fim do ano, assumirá Fábio Carille, auxiliar técnico.

Depois, ano que vem, fala-se em Roger Machado, mas poderá vencer a disputa Eduardo Baptista, que é filho de Nelsinho e desenvolve um belo trabalho à frente da Ponte Preta.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone