Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O Palmeiras jogou e venceu como líder. Zebra em Santos e vitória do Fla

Roberto Avallone

28/08/2016 20h15

Foto: Cesar Greco / Divulgação Palmeiras

Foto: Cesar Greco / Divulgação Palmeiras

O que é mais importante: vencer ou jogar bem? Pois o Palmeiras fez as duas coisas, ao vencer o Fluminense (2 a 0)  e ao exibir, desta vez, futebol de  verdadeiro líder. O que poucas vezes vinha fazendo, desde as ausências de Fernando Prass e Gabriel Jesus.

Pois bem, contra o Fluminense o Palmeiras não contou com Prass (só o terá no ano que vem), mas Jaílson, inspirado, fez pelo menos duas boas defesas; teve também Mina, um paredão como zagueiro; e principalmente, Gabriel Jesus, ainda o artilheiro do Campeonato-agora , ao lado de Robinho, que desnorteou os zagueiros do Fluminense, com seus dribles curtos e suas deslocações constantes. Ah, e teve também uma bela surpresa, a volta do volante Gabriel, que jogou bem e ainda chutou uma bola na trave esquerda de Diego Cavallieri, formando Gabriel com Moisés uma ótima dupla, sendo que o dinâmico Moisés é hoje o termômetro do time, avançando e defendendo com eficiência.

Assim, com a inteligente estratégia de Cuca ao anular os espaços do Fluminense e com seus destaques individuais, o Palmeiras precisou só de um tempo para derrotar o Fluminense, com um gol de Dudu (que aproveitou o golpe de vista do goleiro e empurrou a bola quase sem ângulo para o fundo das redes) e o outro gol, segundo, num chute espetacular de Jean, no ângulo esquerdo de Cavallieri.

Foto: Cesar Greco / Divulgação Palmeiras

Foto: Cesar Greco / Divulgação Palmeiras

A vitória sempre importa, nem sempre convence. Como o Palmeiras venceu e convenceu, provou que está, no mínimo, entre os principais candidatos ao título. E que por enquanto, com certeza, é o verdadeiro líder do Campeonato.

 Foto: Ivan Storti/Santos FC

Foto: Ivan Storti/Santos FC

2- Com todo o respeito ao Figueirense, a vitória contra o Santos, na Vila Belmiro (gol de Rafael Moura, de pênalti), foi uma das maiores zebras deste Campeonato. Nem pelo tanto pelo simpático Figueira, que vinha de vencer o Flamengo, pela Copa Sul Americana, por 4  a 2- e sim pelo Santos, que estava completo (Gabi gol entrou no segundo tempo, logo também jogou), precisava de  bom resultado para voltar ao G-4 e contava com seu histórico de quase sempre jogar muito bem Na Vila Belmiro.

(Foi na Vila, por exemplo, que, todo desfalcado, o Santos venceu o badalado Atlético Mineiro. 3 a 0!)

Desta vez, embora atacasse mais e criasse chances, o Santos não superou a barreira do Figueirense- este, embora atacando pouco, teve pênalti a favor e Rafael Moura converteu em gol. O sonho do G-4 estava no  mínimo, adiado.

Foto: Jana Mafalda/ Flamengo

Foto: Jana Mafalda/ Flamengo

3- O Flamengo está no páreo. Tem tradição e tem elenco para sonhar alto. E, neste domingo, obteve vitória que não fácil, pois foi contra a Chapecoense, em Chapecó, 3 a 1, sendo que o primeiro gol foi  marcado por Diego- a nova estrela da companhia- e o terceiro, uma arte de Mancuello, argentino que, às vezes, faz gols inesquecíveis.

Importante vitória do Flamengo, agora vice-líder do Campeonato Brasileiro, a três pontos do líder Palmeiras.

E no grande duelo da rodada, Grêmio e Atlético Mineiro, em Porto Alegre, deu empate. O Grêmio dominou a maior parte do jogo, fez seu gol (Luan), mas, depois, quando era esperada a sua vitória, permitiu que o Galo arrancasse o empate (Robinho, como já disse agora o artilheiro do Campeonato ao lado de Gabriel Jesus, 10 gols cada) que, pelas circunstâncias favoreceu o Galo e adiou o sonho do Grêmio de entrar no G-4.

O Grêmio, no entanto, tem um jogo a menos, ainda pelo primeiro turno, a cumprir contra 0 Botafogo, no Rio.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone