Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O Corinthians só empatou. E o Palmeiras é o campeão do primeiro turno

Roberto Avallone

09/08/2016 02h02

Foto: Eduardo Viana

Foto: Eduardo Viana

1- O Corinthians não fez por merecer uma vitória sobre o Cruzeiro, embora tivesse marcado seu gol (Giovanni Augusto) no primeiro minuto da partida. E, de quebra, teve um pênalti claro cometido por Cássio em Ábila (que saiu do lance  sangrando), não assinalado pela arbitragem, ainda no primeiro tempo. Nessa etapa, aliás, houve equilíbrio entre as duas equipes.

Na etapa final, no entanto, pressionado talvez por ainda ocupar a zona do rebaixamento, o Cruzeiro foi ao ataque, mostrou-se melhor do que o Corinthians e por pouco não saiu vencedor do duelo em um Pacaembu com mais de 33 mil torcedores pagantes; o Corinthians, antes do jogo, talvez também estivesse pressionado a vencer por três ou mais gols de diferença, pois que assim ultrapassaria o Palmeiras no saldo de gols e seria o campeão do turno. Pressão bem mais suave do que a do Cruzeiro, reconheçamos, pois neste caso está a sobrevivência na Série A.

Aconteceram até vaias da Fiel torcida para o técnico Cristóvão, que tentou levar numa boa, o que não aconteceu com Elias, que atribuiu a uma minoria as vaias e as reclamações. Na verdade, esta equipe é o Corinthians pós-desmanche e os jogadores que aí estão, embora dedicados e com razoável tecnica, não têm a mesma qualidade dos campeões que já se foram.

Até que, pelas circunstâncias, o Corinthians vai indo melhor do que se esperava.

Quanto ao Cruzeiro, pelo futebol exibido e pelos reforços que chegaram-o oportunista Ábila, Rafael Sóbis, por exemplo- é uma questão de tempo sair dessa incômoda zona da degola, devendo ficar, creio,na faixa intermediáriua da tabela de classificação. Isso, no mínimo, até porque agora conta com um técnico que conhece bem o futebol brasileiro, Mano Menezes.

Foto: Mauro Horita

Foto: Mauro Horita

2- E o Palmeiras acabou ficando com o título de campeão do primeiro turno, com o resultado do jogo do Corinthians. Além disso, assumiu a liderança isolada do Campeonato (36 pontos), contra 34 pontos do Corinthians e os 35 do agora vice-líder Atlético Mineiro. O Galo, que nesta noite de segunda-feira venceu a Chapecoense por 3 a 1, está no embalo de seis vitórias consecutivas, vivendo o momento de andar a disputar o melhor futebol do Campeonato.

Eis a questão: o segundo turno já começa no fim de semana e, de tão equilibrado, o Campeonato alterna os momentos, apontando quem está melhor, pois se hoje é o Galo, a primazia já foi palmeirense- o Palmeiras já foi líder do Campeonato em 10 rodadas. Pode ser que agora  com a próxima volta de Gabriel Jesus, a provável volta de Roger Guedes , a recuperação do zagueiro Mina e a confiança passada no domingo pelo goleiro Jaílson,o Palmeiras volte a se exibir como o melhor do torneio ou, no mínimo, fique em pé de igualdade com o Galo.

Este segundo turno promete ser emocionante já que, além de Galo e Palmeiras, o Flamengo vem em franca ascensão, o Santos em breve terá o retorno dos jogadores que estão na Seleção, o Grêmio também terá Luan e Wallace de volta e o Corinthians tem a bravura já conhecida.

Diante de tantos candidatos, emoção é o que não vai faltar.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone