Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Seleção: o triste corte de Prass e como foi o trio de ouro. E o Mercado da Bola

Roberto Avallone

30/07/2016 22h04

Foto: Alex Silva

Foto: Alex Silva

1- O triste corte de Fernando Prass, que já era iminente na noite deste sábado, causou lamentos e muita preocupação. A preocupação por conta da experiência que o goleiro daria à Seleção Olímpica; lamentos porque estava cortado também o sonho de um homem de 38 anos, goleiraço e exemplo de dedicação nos treinos, vencido pelo Destino naquela que, provavelmente, seria sua última chance de jogar pela Seleção Ele parecia estar recuperado, deveria jogar na estreia do Brasil nos jogos Olímpicos e agora está arriscado(se for comprovada a fratura) a ficar fora dos campos por um tempo.

Pena.

Foto: AFP

Foto: AFP

2- Confesso que esperava um pouco mais do chamado trio de ouro – Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar- na vitória da Seleção Olímpica do Brasil em amistoso contra o Japão, 2 a 0. O trio esteve até bem no primeiro tempo, é verdade,teve um gol de oportunismo de Gabigol e lampejos de Neymar e Gabriel Jesus: depois, caiu no segundo tempo, Gabigol saiu do time e aí Neymar e Gabriel Jesus tiveram seus lampejos, mas nada de tão efetivo,deixando a impressão de que podem render muito mais. O que fizeram no amistoso-teste foi de razoável para bom, menos, no entanto, do que é necessário para as boas chances que temos em relação à conquista do inédito ouro olímpico no futebol.

E por quê? Em minha opinião, por dois motivos básicos; o primeiro é a falta de maior coordenação no meio-campo, pois se a bola não chega com constância ao ataque, os três jogadores de frente não têm como exibir sua melhor qualidade; o segundo ainda é a busca da melhor posição de Neymar, que não deve recuar tanto e nem ser ponta-esquerda fixo como no Barcelona, rendendo mais, acredito, do jeito que jogava no Santos, arrancando desde a intermediária rumo ao gol adversário.

São ajustes que ainda podem ser feitos já para a estreia nos Jogos Olímpicos, na próxima quinta-feira. Afinal, a força do trio é a nossa grande arma para a façanha de beliscar a medalha. Quanto à defesa, até que foi bem.

Reprodução: UOL

Reprodução: UOL

3- O Mercado da Bola continua a agitar e inquietar os torcedores. Com o fechamento da janela do Exterior para a compra, resta ainda as possibilidades de venda, não casando o calendário. Com o acerto praticamente definido para ida de Gabriel Jesus para o Manchester City- faltam detalhes-, as atenções se voltam para outro Gabriel, o Gabigol do Santos, que é disputado por duas grandes equipes do futebol italiano- Juventus, de Turim, e Inter, de Milão. Pelos menos nas especulações, os milaneses, parece, estão dispostos a oferecer mais.

Outro jogador brasileiro que desperta interesse, segundo as últimas notícias, é Luan, do Grêmio, que estaria nas cogitações do Barcelona, provavelmente, creio , para ser reserva do trio MSN (Messi, Suárez e Neymar), trio de tanta qualidade que afasta o interesse de outros atacantes em jogar no Barça.Poucos aceitam a condição de reserva. Mas quem haveria de tirar, no momento, o posto de titular de Messi, Súarez ou Neymar?

Além dos jogadores especulados no futebol do Exterior, resta aos clubes brasileiros tentar descobrir algum craque escondido entre os que ainda não têm 7 jogos por clube da Série A ou entre os que disputam a A Série B.O nome de Gustavo, do Criciúma, desperta interesse dos grandes, mas até agora nenhuma proposta foi suficiente para tornar atraente a negociação.

Esperemos.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone