Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras: bela vitória, liderança e desfalques para o clássico

Roberto Avallone

05/07/2016 00h23

Foto: Cesar Greco/Divulgação

Foto: Cesar Greco/Divulgação

Vencer o Sport na Ilha do Retiro, seja qual for a fase da equipe pernambucana, nunca é fácil. Mas o Palmeiras, em novo estilo, conseguiu: ganhou por 3 a 1- com intensa participação de Gabriel Jesus nos gols-, jogando mais na velocidade e sem ambição de ter maior posse de bola, o goleiro Fernando Prass  levou poucos sustos e confirmou a liderança do Campeonato Brasileiro, três pontos acima do vice-líder Corinthians. E ainda com saldo de gols (4), melhor do que o rival.

Antes de destacar o jogo e seus principais personagens, no entanto, como quase nunca tudo é perfeito, um sinal de alerta para o próximo jogo do líder, o clássico diante do Santos, na terça-feira da semana que vem, no Allianz Parque: o Palmeiras terá sérios desfalques para esse jogo, pois o artilheiro do Campeonato Brasileiro (Gabriel Jesus, 10 gols), o habilidoso e veloz Roger Guedes e o volante Thiago Santos já estão fora da partida, por terem levado o terceiro cartão amarelo; além deles, os meio-campistas Moisés e Tchê- Tchê saíram de campo com problemas musculares e serão submetidos a exames  para saberem o que de fato aconteceu com eles. Mais desfalques?

Bem aí, entra em ação o elenco palmeirense, com suas opções, embora não com as características dos que saíram: Fabricio, Cleiton Xavier, Rafael Marques, Lucas Barrios, Dudu (atacante veloz, que deve se recuperar em uma semana), etc. Quer dizer que é possível Cuca montar boa equipe para enfrentar o Santos, mesmo perdendo um Gabriel Jesus, um Roger Guedes, coisa e tal.

Quanto ao jogo esta segunda-feira, destaco estes itens:

1- Impressionante a forma de Gabriel Jesus quando decide partir em direção ao gol, sem canetas ou firulas: fez o segundo gol, participou do primeiro (recebendo a bola em profundidade e centrando para Erik marcar) e também do terceiro, quando invadiu a área, driblou o goleiro Agenor com um totozinho e por ele foi derrubado no pênalti que Cleiton Xavier converteu, com categoria. Basta para dar a este menino as honras de o melhor em campo?

2- Em minha opinião, apesar de ter hesitado no gol do Sport- trombando com um atacante e deixando que outro, Gabriel Xavier, ficasse com a bola, driblasse Prass e marcasse-,o zagueiro Mina teve boa estreia no Palmeiras: não perdeu uma bola de cabeça, desarmou muito e mostrou, especialmente no primeiro tempo, potencial grande para um jovem de 21 anos e que não teve uma semana sequer de treinamento. Há quem discorde de minha opinião: respeito, claro, mas fico com ela.

3- Cuca soube, mais uma vez, dar ao time o estilo adequado para o tipo de jogo :colocou um volante de proteção aos zagueiros (Thiago Santos), trocou a posse de bola, repito, pela velocidade e deu acertou- até mesmo na entrada de Érik, autor do primeiro gol. Além disso, ao perder jogadores, lançou em campo a experiência de Cleiton Xavier e a juventude de Thiago Martins e Matheus Sales. Para esse jogo eram os adequados. E Cuca vive neste Campeonato o jogo-a-jogo, com cada adversário sendo uma nova história.

Até aqui, vem dando certo: o Palmeiras é o líder do Campeonato, pois não?

Foto: Pablo Kennedy

Foto: Pablo Kennedy

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone