Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O Santos fez o que quis com o São Paulo: 3 a 0. E a surpresa do Botafogo

Roberto Avallone

26/06/2016 20h48

Foto: Luis Moura

Foto: Luis Moura

1- Nem  parecia um clássico tão tradicional quanto esse de Santos e São Paulo. Mesmo sem contar com os segredos da Vila romântica e jogando no Pacaembu onde colecionou inesquecíveis vitórias nos tempos de Dorval, Mengálvio Coutinho, Pelé e Pepe, o Santos passeou diante do São Paulo, marcou logo de cara( Vitor Bueno) e sapecou logo 3 a 0(os outros gols , marcados por Rodrigão e Lucas Lima.

Como se vi, é lógico, desta vez brilhou com seus novos meninos, que começam a render o máximo, com a volta de dois craques da Seleção- Lucas Lima e Gabigol-, dirigidos em grande trabalho por Dorival Júnior, que se redime dos últimos trabalhos nada brilhantes. Agora, não são apenas Lucas Limas e Gabigol, mas Zeca (ótimo lateral-esquerdo), Vitor Bueno, Thiago Maia, revelação atrás de revelação, na arte de  produzir meninos-craques, que o Santos guarda para seu conhecimento único.

Foto: Ivan Storti

Afinal, qual é o segredo para tantas revelações, é necessário um estudo, que fica para depois, já que para o santista, no momento, o que importa é a reação da equipe(3 a 0 no São Paulo, 4 a 2  no Fluminense) e a subida na tabela de classificação do Campeonato, ocupando agora o terceiro lugar(atrás apenas de Palmeiras e Inter), dentro, obviamente, do G-4.

Será, creio, se não vender nenhum de seus principais jogadores, sério candidato ao título ou a disputar a Libertadores.

Foto:Ricardo Rimoli

Foto: Ricardo Rimoli

2- Já se conhece a frase "Há coisas que só acontecem ao Botafogo". Para o bem, mas nem sempre. Desta vez,  para o bem dele, Botafogo, que  quase escapou- por detalhes é verdade- da zona do rebaixamento; do Palmeiras, que se mantém líder, de maneira inesperada; contribuiu,  para os que gostam de emoções fortes, para o próprio Campeonato, que está bem embolado na luta pelo topo, pois até o forte Grêmio também perdeu para o Furacão, em Curitiba, 2 a 0. Hoje, pela ordem, estão no G-4: Palmeiras (22 pontos), Inter (20 pontos), Santos (19 pontos)  Corinthians (19 pontos), perdendo terreno o Flamengo em virtudes de sua derrota para o Fluminense (2 a 1), ele, Fla, que estava no G-4 até esta última rodada.

Quanto a façanha heroica do Botafogo, que estava na zona da degola e venceu o Inter, em Porto Alegre, 3 a 2, é o seguinte: o Bota arrasou no contra-ataque, marcou 3 gols e perdeu mais 4 ou 5, restando ao Inter (que ficou com dez jogadores, com a expulsão de Fabinho), na base da raça e da vontade, no abafa até, mas sem um futebol consciente, e troca de passes que pudesse lhe dar um bom resultado.

Foi a mais importante surpresa da rodada.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone