Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras, por enquanto líder. E Cristóvão no Corinthians

Roberto Avallone

18/06/2016 21h57

Fotos: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Fotos: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

1- Pelo menos por enquanto, o Palmeiras é líder do Campeonato Brasileiro. Não sei se continuará assim ao final da tarde deste domingo, pois tem os mesmos 19 pontos do Inter (vence no saldo de gols) que ainda tem, nesta rodada, um jogo contra o Figueirense, em Florianópolis, e pode voltar ao topo da  classificação.  Sabe-se lá.

O que se sabe, com certeza, é que na vitória diante do Santa Cruz (3 a 1), neste sábado,  o Palmeiras teve um primeiro tempo exemplar, dominando o adversário do primeiro ao último minuto e terminando a etapa inicial, com 2 a 0,  gols de Dudu e Jean- este de falta, em jogada ensaiada, além de perder várias outras oportunidades. No segundo tempo, a coisa não bem assim, pois o Santa Cruz decidiu atacar também, fez um gol com Grafite (que estava impedido, como mostrou a imagem congelada da tevê) e ameaçou tornar difícil um jogo que parecia liquidado.

Mas o Palmeiras retomou o domínio, com destaque para as atuações de Moisés- um guerreiro- e Roger Guedes e com Dudu em tarde de artilheiro- balançou as redes por duas vezes- chegou ao terceiro gol, consumando a vitória importante. É verdade que Fernando Prass teve de fazer duas grandes defesas- em uma delas a bola ainda bateu na trave-, mas o time criou outras várias  chances que poderiam lhe dar um placar mais dilatado.

Boa exibição do Palmeiras, é verdade, mas não sei o que anda acontecendo com Gabriel Jesus no momento de converter em gols as oportunidades que lhe surgem. Não está jogando mal, mas fazer gols não é a sua especialidade desde os tempos do sub-17? Para esses eventualidades, mesmo com Gabriel no time, o Palmeiras se ressente da figura do homem- gol, do artilheiro, que, mesmo sem requinte, empurre a bola para as redes. Poderia ser Lucas Barrios, se estivesse em plena forma física. Será que um dia ele estará assim inteiro?

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

2- Agora já é de domínio público: faltam poucos detalhes a serem acertados para que Cristóvão Borges seja o novo técnico do Corinthians. Segundo uma fonte corintiana, confiável, ele já é o novo treinador corintiano- o que lhe foi confidenciado por influente diretor-, embora ele mesmo o "senhor Fonte" ainda se mostrasse surpreso com a escolha de seu clube.

Será Cristóvão o nome certo? Só o tempo vai dizer,  mas é o que o Mercado oferece. Já "rodado", com boas passagens por Vasco da Gama, Flamengo e Fluminense,  jamais foi exaltado, no entanto como um "senhor treinador". Mas tem vivência no futebol,  já foi meia do Corinthians e leva a campo um jeito calmo de ser, homem experiente que é , aos 57 anos. Não me parece ser exatamente do estilo de Tite, não sei também se é tão detalhista e metódico quanto o técnico que foi para a Seleção.

Neste mundo tão surpreendente como é o futebol, talvez não seja piegas  falar que "só o tempo vai dizer". Pois é exatamente isso que irá acontecer, pois é uma incógnita como será o desempenho de Cristóvão Borges.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone