Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras, uma derrota para refletir

Roberto Avallone

21/05/2016 19h57

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Depois do encanto da estreia, quando venceu por goleada, o Palmeiras viu-se diante de uma situação longe de ser cor- de- rosa ao perder para a Ponte Preta, em Campinas por 2 a 1: foram várias as falhas de sua defesa, a partir dos volantes, erros que podem ser fatais- como foram- em um Campeonato tão equilibrado como o Brasileirão. Além do que, certos truques- como o revezamento entre Tchê- Tchê e Jean, da lateral para o meio- são adequados para certos jogos e não, por exemplo, diante de um time que sabe usar os lados do campo (no caso, o esquerdo, com Reinaldo) como o fez a Ponte Preta, jogando em casa, mesmo com apenas 7 mil e poucos pagantes no estádio.

Resumindo: embora tenha começado bem o jogo, inclusive com Cleiton Xavier chutando rente à trave, o Palmeiras teve desencontros e falhas que permitiram a Ponte Preta ser melhor no primeiro tempo e motivos para colher a sua primeira derrota, além de ter de refletir sobre revezamento de lateral com volante e sobre as melhores escolhas para compor o seu meio-campo: Arouca já não estaria em forma suficiente para ganhar uma vaguinha?

No entanto, como o futebol é curioso e às vezes paradoxal, mesmo não disputando uma grande partida, o Palmeiras poderia ter a chance de arrancar um empate diante da Ponte Preta se a arbitragem não falhasse ao anular um gol de Gabriel Jesus, aos 39 minutos do segundo tempo: ele estava adiantado, sim, mas o toque na bola veio de um zagueiro da Ponte Preta, Douglas Grolli, outro lance portanto, deixando de existir o impedimento de Gabriel. Pode ser que a Ponte se fechasse ainda mais e que nada acontecesse, mas faltavam 10 minutos- com os acréscimos- e o gol do empate poderia surgir, assim como surgiu o gol de Moisés.

Como o "se" não existe em futebol e o gol de Gabriel Jesus foi anulado fica tudo na suposição, no talvez, no "pode ser que sim, pode ser que não". O que prevalece é que a Ponte Preta venceu o Palmeiras, com dois gols de Felipe Azevedo- um deles de cabeça, aproveitando-se de boa cobrança em bola parada e total desatenção dos zagueiros palmeirenses- dando a impressão que, como em  outros carnavais, um favorito ao título tem de demonstrar regularidade, virtude que o Palmeiras ainda busca mas que ainda não encontrou.

Encontrará?

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone