Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

São Paulo, uma doce derrota. E a classificação

Roberto Avallone

19/05/2016 01h00

Foto: AFP

Foto: AFP

Perder assim, não faz mal. Ah, não faz mesmo. O importante era fazer um golzinho fora de casa, o São Paulo podia levar de 2 a 1, 3 a 2, pois que o Atlético não conseguira chegar às redes no Morumbi. E o regulamento da Libertadores é claro e implacável. Assim, foi doce a derrota do tricolor por 2 a 1, resultado que o leva a disputar a semifinal, algo impensável para uma equipe que começou perdendo para o The Strongest, aqui, em São Paulo.

Difícil também era imaginar que o São Paulo escapasse da avalanche atleticana em campo no começo do jogo, pois o Galo todo ofensivo fez 1 a 0 com Cazares, 2 a 0 com Carlos, não iria mais parar? Mas quem o parou foi o zagueiro grandalhão do tricolor, Maicon, que escorou um escanteio à frente do goleiro Vítor e colocou ordem na casa. 2 a 1.

Ao contrário do jogo no Morumbi, onde não houve futebol, o primeiro tempo no Horto fora eletrizante, com os três gols em 15 minutos. Depois do gol de Maikon, no entanto, e acentuadamente na etapa final, o que era vigor elétrico no Galo virou desespero, afobação. E sem deixar criar lances de perigo contra o gol de Denis, o São Paulo soube controlar o jogo e arrumou até espaço para contra-ataques, coisa improvável no começo do jogo, quando o Atlético insinuou massacre sem limites.

Enquanto o Atlético teve uma série de desencontros no confronto- tanto no jogo de ida como no da volta-, com Cazares fora do jogo do Morumbi e Rafael Carioca e Júnior Urso ausentes da partida no Horto- o São Paulo foi consumando a sua incrível transformação dentro da Libertadores, passando de time vulnerável e inseguro à condição de equipe difícil de der batida. A defesa, por exemplo, tornou-se segura com a presença de Maicon, que se entendeu muito bem com Rodrigo Caio; no meio-campo, Ganso, se não chegou a ser o fenômeno previsto no começo da carreira, trocou a aparente apatia por garra mais do que visível, além de ser sempre perigoso nas bolas paradas.

É outro esse São Paulo semifinalista. Ficou devendo esse Atlético Mineiro agora eliminado.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone