Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Faltou ataque ao Corinthians. Sobrou bom astral ao São Paulo

Roberto Avallone

15/05/2016 19h30

Foto: Ale Cabral

Foto: Ale Cabral

1- Marcação daqui, marcação dali, criatividade quase nenhuma, caiu muito bem esse 0 a 0 para esse Corinthians e Grêmio, no estádio corintiano. Jogada boa mesmo foi a de Marquinhos Gabriel, ainda no primeiro tempo, quando ele, com sutis toques de canhota, passou por três zagueiros gremistas.já dentro da área, mas errou no momento do último passe ou do chute- não ficou bem claro o que Marquinhos quis fazer.

O Grêmio veio mais para se defender e atuar no contra-ataque, pecando com os escorregões de Bolaños e na falta de habilidade de Bobô. O Corinthians, o dono da casa, bem que quis atacar (especialmente nos últimos 15 minutos) mas deu a impressão de não saber exatamente como; evidenciou, então, que ainda está pagando o preço do desmanche que o acometeu entre o fim do ano passado e o começo deste ano. Não foi culpa da direção, diga-se por justiça, pois foram pagas as multas de Renato Augusto, Jadson, Ralf, Vagner Love, etc.

E o Mercado da bola, hoje em dia, pelo menos no Brasil, não é tão pródigo em revelações disponíveis. Reconheça-se: o Corinthians de hoje- eliminado do Paulistão pelo Audax, da Libertadores pelo Nacional, é bem inferior tecnicamente ao campeão brasileiro do ano passado.Especialmente no ataque. Quando falo em ataque, não me refiro apenas aos finalizadores (que diferença de Vagner Love para André), mas também aos que criam as jogadas de gol.

Giovanni Augusto tem repentes, Rodriguinho às vez joga bem, Lucca era uma esperança , Marquinhos Gabriel também tem lampejos de bom jogador. No entanto, não é suficiente. Para o Corinthians sair dessa situação de fiascos em seu próprio estádio- sempre lotado- terá de procurar no Mercado jogadores daqui ou do Exterior para recompor sua criatividade e seu poder de ataque.

Caso contrário ficará mais na esperança e na força da camisa do que no futebol que há pouco tempo existia.

Foto: Reginaldo Pimenta

Foto: Reginaldo Pimenta

2- Seria difícil, há pouco tempo, quando o São Paulo estava por um fio na Libertadores e muito mal no Paulistão,que o tricolor com jogadores reservas tivesse êxito fora de casa, mesmo diante de um Botafogo limitadíssimo e que deixa saudades do passado. Pois agora,surpreendentemente revigorado na Libertadores, com boas chances de ir à semifinal, o astral do futebol do clube é diferente, uma coisa puxa a outra,e o São Paulo foi a Redonda só com suplentes e venceu o Botafogo, 1 a 0, gol de falta de Lucas Fernandes- um jovem bom de bola, meia habilidoso e de bom arremate.

Não sei bem qual é o mistério, deve ser o astral mesmo, mas o momento propício de lançar garotos é como esse, quando o time principal vai bem e os meninos não se sentem no dever de serem os salvadores da Pátria.Méritos, reconheçamos, para esse senhor de poucas palavras, de aparente carranca, o técnico Edigardo Bauza, que tem no currículo duas conquistas de Libertadores- uma pela LDU (disputando a final com o Fluminense) e outra pelo time do Papa, o argentino San Lorenzo.

Não é pouco.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone