Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

No Mercado da Bola, uma troca polêmica

Roberto Avallone

27/04/2016 02h16

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

1- Foi muito grande a repercussão da troca envolvendo Palmeiras e Cruzeiro, com Lucas e Robinho indo para o clube mineiro, Fabiano e Fabricio vindo para a equipe paulista. Pelas mensagens que recebi pelo twitter, a maioria dos palmeirenses não gostou do negócio que teve bem menos aceitação. Talvez até porque Fabiano-principalmente- e Fabrício não  estejam exatamente entre  os top de linha do futebol. Ou os grandes astros que a torcida esperava.

Em minha opinião, na contramão dos insatisfeitos, é claro que não vou jurar que dará certo. Uma contratação é quase sempre uma incógnita. Levando em conta que futebol é momento, creio, sim, que pode ter sido bom negócio para ambos, assim para o Palmeiras também.

E por quê?

Levemos em consideração, o momento desses jogadores

a) Lucas jogou bem no ano passado, principalmente quando o técnico era Oswaldo Oliveira. Neste ano, sua performance não foi boa, pois falhava na marcação e não chegava mais também até a linha de fundo. Contra o  Água Santa, foi um dos responsáveis pela goleada de 4 a 1- e tanto que perdeu a posição para Jean. Não vivia bom momento.

b) Robinho fez fama ao marcar gols épicos, por cobertura em Rogério Ceni. Neste ano, no entanto, caiu de produção e não foi o armador que a equipe precisava e a torcida esperava. Pode ser que no Cruzeiro, jogando como volante ou segundo meia reencontre seus melhores momentos. No Palmeiras, no momento, não mais vinha bem.

c) Fabiano , 24 anos, 1 metro e 88 de altura, arrasava e fazia gols  pela Chapecoense. Inclusive contra o Palmeiras, vitória dos catarinenses por 2 a 0, foi talvez o melhor em campo. Este jogo, vi ao vivo. E pelos melhores momentos em vídeo, pude notar que é um lateral um tanto quanto diferente: é goleador, guarda a direita para defender mas, às vezes, gosta de se aventurar pelo meio , ele, que, de origem fora zagueiro de área. Por sinal, marca muito bem.

d) E por fim, Fabrício, conhecido desde os tempos de lateral-esquerdo na Portuguesa, desejado por quase todos os clubes. No Inter, às vezes foi lateral, às vezes foi meia, ficou quase quatro anos por lá. E fez gols, fez boas jogadas. Só que também se revelou temperamental, brigando num jogo contra o Palmeiras (li que quis invadir o vestiário após o jogo) e arrancando a camisa do Inter por insatisfação com a torcida colorada que, sei lá, por que, o xingava. O Inter não quis mais e o emprestou ao Cruzeiro exatamente por essa cena.

Não sei se há outras cenas registradas de temperamento forte. Se for bom normalmente o seu comportamento, terá o Palmeiras feito um negócio: polivalente, sua técnica não é discutida.

Assim, não considerei mau o negócio para nenhuma das partes. Num Mercado da Bola inflacionado, tentar é preciso…

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone