Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras, gols e amargura em uma só noite

Roberto Avallone

15/04/2016 02h01

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Palmeiras bateu o fraco River uruguaio por 4  a 0 (dois gols de Allione, um de Egidio e o outro de pênalti de Alecsandro) e saiu sob aplausos dos 30 mil torcedores que estavam no estádio. Foi uma festa?

Não, foi apenas o reconhecimento a um futebol que está crescendo sob a direção de Cuca. No fundo, a amargura foi maior do que a  alegria da goleada, pois fora decretada a eliminação na Libertadores ainda na fase de grupos, antes do mata-mata: em Montevidéu, os reservas do Nacional foram derrotados pelo Rosario Central, por 2 a 0. O Nacional perdeu o primeiro lugar para o Rosario; o Palmeiras foi eliminado na primeira fase, o que não acontecia desde 1979.

Logo, não havia motivos para  festa.

Motivos que, diga-se, foram dados pelo próprio Palmeiras também- e principalmente-, pela pífia campanha observada antes da chegada de Cuca, como a derrota em casa para o Nacional (que não é nenhum grande time), que atuou boa parte do tempo com dez jogadores: e também no empate contra esse fraco River agora goleado, 2 a 2, quando o Palmeiras estava por duas vezes na frente e não soube aproveitar a superioridade, mesmo fora de casa.

Assim, o Palmeiras pagou pelos seus próprios erros.  O que fez depender de outro time na rodada final. Que, senhor de seus atos, já classificado pode jogar com seus principais jogadores ou poupá-los, como acabou fazendo.

Consolos? Sim, alguns: a goleada, as boas atuações de Allione e Egidio, a volta de Cleiton Xavier, a sensação de que o futebol está crescendo, as arestas aparadas com o patrocinador (também é importante), enfim esperanças que podem abafar a amargura.

Mas é preciso reconhecer que, apesar da quantidade enorme de jogadores no elenco, ainda faltam umas duas peças, nomes de peso, jogadores diferenciados para ajudar os que aí já estão na tentativa de disputar títulos importantes. Em minha opinião, um grande armador (mesmo com a volta de Cleiton Xavier) e um  grande zagueiro.

Com eles, quem sabe a amargura seja trocada pela festa, pela alegria.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone