Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Calleri, El Matador. E Palmeiras, uma situação delicada

Roberto Avallone

14/04/2016 02h48

Foto: Djalma Vassao

Foto: Djalma Vassao

1- Que artilheiro! Calleri deu a vitória ao São Paulo (2 a 1) sobre o River Plate em noite de Morumbi lotado e, de quebra, tornou-se o artilheiro da competição, com sete gols, e deixou o tricolor bem mais próximo da classificação, pois para passar à próxima fase basta empatar com o Strongest, ainda que na altitude de La Paz.

Sei que o São Paulo não foi apenas Calleri: jogou com muita raça, seus jogadores dividiam todas as bolas, atuou com o espírito da Libertadores. Mas foi ele quem definiu tudo, marcando o primeiro gol em chute à queima-roupa e o segundo, de cabeça.É o tipico´ goleador, "nove – nove"- como se diz na gíria do futebol talvez para distinguir um centroavante que joga em função do gol como Calleri de outros,ditos modernos, que saem muito mais de perto da área, preocupam-se m jogadas bonitas e quetais.

Calleri não pensa em dar chapéu, nem toques de calcanhar. Só pensa no gol, sempre valente e com muita mobilidade. E como tem bom poder de finalização, acaba estufando as redes.

Graças a ele, o São Paulo está quase chegando lá.

Foto: Diego Padgurschi/Folhapress

Foto: Diego Padgurschi/Folhapress

2- Só falta o Palmeiras, em situação mais delicada do que se pensa, conseguir sua vaga. Além do São Paulo, que briga por um empate, dois clubes brasileiros já estão matematicamente classificados- o Corinthians, em função da surpreendente vitória do fraquíssimo Cobresal contra o Cerro Porteño, e o Grêmio com seu triunfo na altitude de Quito (3 a 2) contra a LDU.  Ah, e o Atlético Mineiro também chegou, pois basta vencer o Melgar-pois que esta não assusta a ninguém.

Resta, então Palmeiras. Como se sabe precisa vencer bem o River Plate-3 a 1, por exemplo- e torcer por uma derrota do Rosario diante no Nacional. Jogo em Montevidéu. Vendo assim, nada de anormal precisaria acontecer- "pode ser que o barco vire, pode ser que não".

O diabo é que as últimas notícias do Nacional são péssimas para o Palmeiras: colho na imprensa uruguaia- no El Pais- por exemplo, que o time uruguaio poderá surgir em campo com 8 (repito, 8!) desfalques, quatro por problemas clínicos e quatro para se precaverem contra os cartões amarelos  que podem tirá-los da próxima fase. E  assim, é duro: se já não era nada fácil um vitória do Nacional contra o Rosario jogando com o time completo, ainda mais atuando com equipe quase toda reserva..

De qualquer maneira, eu e os amigos já vimos grandes surpresas no futebol, pois não. Esta (uma vitória do Nacional seria uma delas), mais se parece com um Milagre de San Gennaro. Em todo o caso.. Por aqui, repito creio que o Palmeiras fará a sua parte.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone