Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

E chegam os Estaduais: quais são seus favoritos?

Roberto Avallone

29/01/2016 00h26

Talvez sem o glamour de outros tempos, quando o começo mais parecia um festival de Hollyood, com direito a Torneio Inicio, album de figurinhas bombando e tudo o mais. Os tempos mudaram.

Mesmo assim, o torcedor gosta e, nos clássicos, quem há de deixar para lá os duelos dos seus times? E então vamos aos Estaduais, destacando, em princípio, os quatro maiores centros futebolísticos do Brasil: o Campeonato Paulista, o carioca, o mineiro e o gaúcho. O amigo, se quiser,  pode ir preparando os seus palpites, enquanto fico aqui com as análises que sempre se comprovam nos campos:

1- Campeonato Paulista: logo de cara, na teoria, o Santos deveria continuar frequentando as finais, pois não estará envolvido, com o seus rivais Corinthians, Palmeiras e São Paulo, coma Libertadores. Mas não sei se esse será um fator decisivo, pois o Palmeiras está com elenco recheado, o que lhe permitirá, de vez em quando, um saudável rodizio de jogadores. Nesta quinta-feira, por exemplo, os reservas palmeirenses golearam os titulares por 4 a 1, o que levo como sinal de força de elenco e que já estão no time não poderão se acomodar.

O São Paulo, quietinho, deve ser melhor com Bauza do que foi com Osorio, começando o técnico argentino por cuidar de sua defesa, agora reforçada por Lugano, 35 anos, que talvez surja como terceiro zagueiro, por não ter mais a mesma mobilidade. Do meio-campo para a frente, com Hudson (Wesley está na reserva), Thiago Mendes, Ganso, Michel Bastos, Kiez e Calleri- especialmente Calleri- o tricolor, suponho, será time de respeito.

A grande incógnita, por enquanto, é o Corinthians pós desmanche. Tem alguns jogadores novos, é verdade, como, por exemplo, Marlone e juniores promovidos, mas deve contratar em breve outros mais renomados- que pode ser Teofilo Gutierrez (segundo o jornal português A Bola), André (a partir de junho, pois já teria pré- contrato assinado) para o comando do ataque e o argentino Blanco e até Giovanni Augusto (do Galo) para as meias. Dará tempo do famoso "encaixe"?

2- Campeonato Carioca: em minha opinião, pelo menos no papel, há um abismo técnico da dupla Fla- Flu (que contrataram bastante) para Vasco e Botafogo, um descendo para a Série B do Brasileiro e o outro vindo de lá, quando em lutros tempos o equilíbrio era quase total. Pela lógica, Flamengo ou Fluminense, um dos dois deve beliscar o caneco, parecendo-me pender um pouco mais para o Fla o sucesso no torneio.

3- Campeonato Mineiro: aqui, o amigo pode fazer aquela brincadeira de escolher "minha mãe mando bater nesse daqui". Quer dizer:  Atlético Mineiro ou Cruzeiro. Ou surgirá uma zebra no meio do caminho?

4- Camperonato Gaúcho: a mesma coisa do Mineiro, mudando apenas os nomes- Inter ou Grêmio, como reza a tradição, relembrando aquele detalhe: o Grêmio estará preocupado com a Libertadores, o Inter está fora disso.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone