Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Campeão Palmeiras: mais que um simples título

Roberto Avallone

03/12/2015 02h35

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Se formos levar para o lado objetivo apenas, a contagem seria o seguinte; ao bater o Santos por 2 a 1 no jogo e por 4 a 3 na decisão por pênaltis, o Palmeiras ganhou a Copa do Brasil e a sonhada vaga na Libertadores. Para quem conhece, no entanto, as entranhas palestrinas sabe que essas conquistas representam o resgate do orgulho, do amor- próprio, um alívio no hábito de ganhar títulos- além, é claro, de chances aumentadas por bons reforços para a Libertadores e o prêmio de campeão, que pode não ser lá essas coisas, mas que vale 4 milhões de reais.

Com seu estádio lotado, talvez nem o Palmeiras imaginasse que iria ganhar tantas coisas. Pelo jogo em si, no entanto, mereceu: foi melhor no primeiro tempo, quando perdeu gol certo (Gabriel Jesus) com um minuto de partida, e embora levasse uma bola na trave chutada por Vitor Ferraz, criou outras duas ou três boas chances de marcar.  O Santos, surpreendentemente, jogava pouco, não exibia a sua habitual velocidade e o craque Lucas Lima estava bem marcado pelo menino Matheus Sales. Mas estava zero a zero.

No segundo tempo, porém o Palmeiras foi ainda melhor, inaugurando o placar através de Dudu, depois de excelente trabalho de pivô de Lucas Barrios em passe de Robinho. Depois, aos 40 minutos, veio o segundo gol, novamente com Dudu, que empurrou para as redes após cabeçada de Vitor Hugo. Parecia não haver mais nenhuma dúvida; a Copa do Brasil era do Palmeiras, pois não?

Mas futebol é futebol e, logo em seguida, depois de escanteio cobrado por Marquinhos Gabriel, o artilheiro Ricardo Oliveira emendou de canhota para o fundo das redes do excelente Fernando Prass. A Copa? Ah, já não se sabia de quem era, pois a decisão seria por pênaltis.

E de excelente, Fernando Prass foi promovido a herói, pois nessa disputa foi, ao mesmo tempo, autor de uma defesa- no chute forte de Gustavo Henrique- e goleador, ao converter o último e decisivo pênalti cobrado pelo Palmeiras, que venceu por 4 a 3.

Foi uma noite que o torcedor do Palmeiras não esquecerá tão cedo; mais do que isso, entrará para a História. Aliás. Não é a primeira Copa do Brasil que o Palmeiras conquista, é a terceira, motivo pelo qual já se ouvia o grito que inflamava: "É tricampeão!".

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone