Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras e Santos: a Copa do Brasil na Bola de Cristal

Roberto Avallone

29/10/2015 14h45

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Já se sabe que será a primeira final paulista da Copa do Brasil. E é quase unânime que se o jogo fosse hoje, ou amanhã, o Santos seria o grande favorito, tanto pelo futebol que vem exibindo do meio- campo para a frente quanto por suas recentes vitórias contra o São Paulo (3 a 1 e 3 a 1), que dão um considerável placar agregado de 6 a 2 para o Santos.

Por sua vez, o Palmeiras classificou-se dramaticamente para a final, na decisão por pênaltis, depois de devolver a derrota de 2 a 1 para o Fluminense (dois gols de Lucas Barrrios), disputando um bom primeiro tempo,  e  uma medíocre etapa final, salvando-se pela forma exuberante do goleiro Fernando Prass, herói também ao defender um pênalti na decisão.

Só que o jogo não é hoje e nem amanhã, mas sim só quase daqui a um mês  quando muita coisa pode mudar. O Santos, por exemplo, que tem em atacantes como Ricardo Oliveira, Gabigol e Geovânio excelentes jogadores, (além, é claro, de o melhor de todos, o meio-campista Lucas Lima) não tem um elenco dos maiores e ainda disputa com fervor o Campeonato Brasileiro, tentando assegurar a quarta vaga. E isso pode cansar.

Ao contrário, o Palmeiras tem elenco numeroso, digo em quantidade, mas não vem exibindo a qualidade que empurra os santistas, especialmente nas partidas da Vila Belmiro. E se a qualidade maior está em falta, até a final isso pode ser amenizado com a volta de Arouca, a manutenção de Robinho (enquanto ele esteve em campo o Palmeiras foi melhor do que o Fluminense) e, quem sabe, o retorno de Cleiton Xavier. Resumindo: é possível que o Palmeiras possa recompor seu meio- campo, peça falha nos últimos tempos.

E é bom lembrar também que, bem ou mal, o Palmeiras eliminou adversários de tradição nesta Copa do Brasil como o Cruzeiro, o Inter e o Fluminense. Portanto, mesmo reconhecendo a bela vocação ofensiva santista, não ouso apontar favorito para esta grande final da Copa do Brasil. Melhor que, por precaução, eu mande minhas bola cristal para o conserto por uns bons tempos.

Mas o amigo, aí, bem que poderia mandar o seu palpite. Sem nenhum compromisso. Apenas pelo prazer de desvendar o placar de uma decisão que será histórica.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone