Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O  gênio maior do futebol faz 75 anos

Roberto Avallone

23/10/2015 19h59

Foto: Montagem

Foto:  Arte/Montagem

Não dá para passar batido: o maior jogador de futebol de todos os tempos- podem acreditar os que não o viram jogar e cultuam os heróis do presente- completa 75 anos neste dia 23 de outubro. Trata-se, é claro, do Rei Pelé.

Lendo a sua biografia, os mais jovens saberão que Pelé nasceu na cidade mineira de Três Corações, que foi criado em Bauru e que, aos 15 anos foi levado para o Santos. Saberão também que estreou com a camisa santista no dia 7 de setembro de 1956, em Santo André marcando um gol que consagrou o goleiro que o levou, de nome Zaluar.

O fenômeno foi em frente e, aos 16 anos, fez seu primeiro gol pela Seleção Brasileira- e logo contra quem? Ora, contra a Argentina, no Maracanã. E aí a história correu solta, pois Pelé foi campeão do mundo na Suécia, aos 17 anos; depois, bicampeão e, em 1970, já quase trintão, tricampeão.

Pelo Santos, bicampeão do mundo em 1962 e 63, num ano contra o Benfica e no ano seguinte contra o poderoso Milan. Fez quase 1300 gols ao longo da carreira, sendo que o milésimo foi marcado não como gostaria (de cabeça para homenagear o pai, Dondinho), mas de pênalti na noite de 19 de novembro de 1969, às 23 horas e 19 minutos.

Tudo isso se sabe. O que poucos privilegiados sabem (os que acompanharam a sua carreira) é que além de gols, Pelé fazia magias em campo, inventava dribles jamais vistos, como, por exemplo, o de quando se sentisse acuado jogava a bola nas pernas do adversário. Sabendo que ela voltaria para seus pés, em sincronia perfeita.

Pelé chutava de direita, de esquerda, cabeceava, fazia lançamentos em profundidade e chegou até a ser goleiro- dos bons- em uma partida contra o Grêmio, quando o goleiro titular do Santos foi expulso. Também já se sabe que parou uma guerra na África, em trégua combinada para que todos pudessem vê-lo jogar, assim como fez ser expulso um juiz- por pressão da torcida- que ousou expulsá-lo dos gramados. Pelé voltou, o árbitro foi embora.

Pelé fez isso e muito mais. Longa vida ao Rei!

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone