Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

E o Palmeiras perdeu o rumo... Doriva estreia com derrota. O Galo encosta no Corinthians

Roberto Avallone

15/10/2015 02h39

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

1- Nem tanto pela derrota para a Ponte Preta, 1 a 0, gol de pênalti de Fernando Bob, embora esta já fosse motivo para várias mágoas dos quase 30 mil palmeirenses presentes ao estádio. Afinal, a derrota afastou a chance de entrar já nesta rodada no G-4 e nasceu de um pênalti contestado, a bola batendo no braço de Vitor Ramos- deveria Ramos cortar o próprio braço para evitar a falta?-, coisa que vem sendo punida pelas arbitragens, com ou sem intenção.

Pior do que a derrota, no entanto, foi o comportamento em campo do Palmeiras. Sem criatividade no meio-campo, sem padrão de jogo (depois de 10 dias livres para treinos), afobada, a equipe foi inferior à Ponte Preta no primeiro tempo, apenas dando a falsa impressão de reagir na etapa final porque a Ponte recuou e decidiu apostar nos contra-ataques.

O Palmeiras esteve péssimo.

E o que aconteceu com esse time que chegou a impressionar bem, além de feito considerável investimento na contratação de 25 jogadores e do técnico bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro? Bem, além da falta de sorte de perder o volante Gabriel e depois Arouca, algumas contratações pelo menos até agora não deram em nada: quantas partidas disputou Cleiton Xavier? E Felpe Gabriel que, contratado no meio do ano, ainda não fez sua estreia. No caso, podem ter sido erradas as aquisições, assim como não convenceram jogadores como Girotto, Jackson, João Paulo, Alecsandro, etc.

Aí já não é falta de sorte, é erro mesmo. E na reta final, a equipe acaba sendo punida. Neste ano, creio, só resta uma chance para o Palmeiras salvar a temporada: seria vencer a Copa do Brasil, o que normalmente não seria impossível, pois todos os jogos são clássicos e de desfecho imprevisível.

Quer dizer: desde que não se jogue a bola mostrada contra a Chapecoense e nem o futebol pífio da derrota para a Ponte Preta. Neste caso, nem San Genaro daria jeito.

Foto: Paulo Sérgio

Foto: Paulo Sérgio

2- Doriva não gostou do estilo "mudo" do São Paulo em sua estreia no tricolor, quando foi derrotado por outro tricolor (o carioca), o Fluminense, por 2 a 0, gols de Fred e Marcos Júnior.  Doriva reclamou também da falta de compactação na frente, o que inutilizou uma tentativa de esquema bem ofensivo com o atacante Pato, Luís Fabiano e Rogério, tendo ainda a aproximação de Paulo Henrique Ganso.

Poderia ter dado certo.

Por sua vez, dirigido por Eduardo Batista, o Fluminense parece ser outro, guiado no meio-campo por dois volantes habilidosos como Cícero e Jean, deixando à vontade os atacantes. Enfim, o Flu dá a impressão de renascer e é preciso dar tempo a Doriva para que possa mostrar do que será capaz de fazer no São Paulo.

Foto: Dudu Macedo

Foto: Dudu Macedo

3- Bem, quanto ao jogo em si ninguém pode reclamar: o Atlético Mineiro foi totalmente superior ao Inter, venceu por 2 a 1- gols de Pratto, Paulão e Marcos Rocha- e poderia ter saído de campo com placar mais amplo. Quanto à tabela de classificação, creio ser momentâneo o fato de o Galo colar no Corinthians (a diferença , agora, está apenas dois pontos) pois, acredito em vitória corintiana sobre o Goiás nesta quinta-feira.

Em todo o caso, todos nós já vimos muitas coisas acontecerem em futebol e cautela nas previsões é mais do que recomendável. Neste momento, está acirrado o duelo entre atleticanos e corintianos pelo título.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone