Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras, virada empolgante. Corinthians, liderança mantida. São Paulo: baile histórico

Roberto Avallone

16/08/2015 19h37

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

1- Há jogos que mexem com o emocional do torcedor e que fazem o torcedor recuperar a esperança. Esse Palmeiras 4, Flamengo 2, neste domingo de manhã no estádio palmeirense é um desses: a técnica não foi primorosa, a equipe do Palmeiras não foi brilhante, mas as mudanças no placar, com o Flamengo virando por 2 a 1 e o Palmeiras dando outra virada, para 4 a 2, ah essas mudanças tornaram empolgante e emocionante o duelo matinal.

O Flamengo ira muito bem do meio-campo para a frente, falhando na defesa; o Palmeiras era dedicado à marcação e tinha em Dudu o jogador das melhores partidas, enquanto Zé Roberto e Alecsandro (autor de um gol e de uma assistência para Dudu marcar o dele) a experiência necessária, já que Robinho continuava a errar muitos passes. E desta vez, mesmo sem ter feito nada extraordinário, Cleiton Xavier exibiu um futebol melhor, até participando decisivamente do segundo gol- o que brecou a reação flamenguista.

Enfim, manhã mais do que ensolarada para um time que vinha de três derrotas consecutivas e que já habitava o modesto oitavo lugar na competição; agora, quinto colocado, se não perder o passo poderá sonhar com saltos maiores. Disputar a Libertadores, parece, é o algo mais possível.

Foto; AGP

Foto; AGP

2- O líder Corinthians, simbólico campeão do primeiro turno, parece estar iluminado. Não perde há 11 jogos, mesmo não atuando bem em vários deles, e logo agora que procurava um centroavante encontra um Luciano em estado de graça, autor de 5 gols em três jogos, dois deles (golaços) que derrotaram o Avaí, no estádio da Ressacada, neste domingo à tarde.

E foi uma vitória de virada.

A impressão que se tem vendo o Corinthians jogar é que está em campo o futebol "arroz com feijão", de tão simples, às vezes até simplório. Mas o Corinthians tem defesa compacta, tem um meio-campo de muita qualidade (Elias, Renato Augusto, Jadson) e agora tem um atacante, Luciano, que, no momento, está entre os melhores do Brasil.

Quem segura o Corinthians?

Foto: Sergio Barzaghi

Foto: Sergio Barzaghi

3- Se o amigo disser que o São Paulo levou um baile do Goiás, não estará errado. Se preferir dizer que o Goiás deu um verdadeiro passeio também estará perto da verdade. O certo é o que o Goiás aplicou uma surra histórica no São Paulo, 3 a 0 em pleno Morumbi, placar que poderia ter sido maior caso se os goianos tivessem convertido em gols as outras chances perdidas e se tivesse sido marcado o pênalti que, em minha opinião, existiu, contra o tricolor.

Rápido e oportunista, o Goiás. Mal, muito mal o São Paulo. E acredito que boa parcela da culpa cabe ao técnico, o colombiano Juan Carlos Osorio que,  jogando em casa, entrou em campo com três zagueiros, sabe-se lá com quantos volantes, deixando à frente apenas o irregular Centurión e Alexandre Pato.

Sem saber se impor, o São Paulo transformou o Goiás em grande equipe com Felipe Menezes como o arco e Erik como a flecha letal.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone