Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Gerson, um gol de ouro. E o River, campeão da  Libertadores

Roberto Avallone

06/08/2015 02h37

Foto: Cezar Loureiro

Foto: Cezar Loureiro

1- Nos jogos em que o vi em ação no Flu, reconheço que provou tratar-se  de um jogador promissor: tem habilidade, passadas largas, apenas 18 anos… Uma promessa, sim. Mas nada que indicasse já ser um craque ou que pudesse ser negociado por uma fortuna qualquer.

Só que, contrariando a expectativa, o menino Gerson será negociado, sim, com a Roma. E por mais de 60 milhões de reais. Sorte do Fluminense. Com o real fraco diante do euro e do dólar, fico mais fácil para os clubes do Exterior chegarem ao Brasil e levarem a nossa principais revelações, talvez nem seja preciso tanto dinheiro como fez a Roma para levar uma promessa.

Como tudo na vida, o futebol também depende de uma boa parcela de sorte. Ou de um bom empresário, sei lá. Pois creio ser possível perguntar: não deveria ter Lucas Lima, do Santos, uma oportunidade para brilhar na Seleção, na Europa e de levar uma boa graninha para o Santos? Lucas Lima é apenas um exemplo do jogador já feito, já realidade plena.

De qualquer maneira, como disse acima, Gerson é um jogador promissor, de habilidade, de apenas 18 anos, etc. E a ele desejo que se torne uma bela realidade e arrebente na Roma, onde já reinou o "Rei Falcão".

Foto: AFP PHOTO

Foto: AFP

2- E o River é o campeão da Libertadores 2015, ao bater o Tigres por 3 a 0, no Monumental de Nuñez. Vitória merecida pelo segundo tempo de total superioridade argentina que completou a quase goleada com gols do uruguaio Sanchez e do zagueiro Funes Mori, tendo Alario inaugurado a contagem no último minuto do primeiro tempo.

Depois de ir muito mal na fase de grupos, o River teve épica campanha na fase de mata-mata : eliminou o Boca Juniors, o Cruzeiro, o paraguaio Guarani até, finalmente, passar pelo Tigres, com empate sem gols no México e a bela vitória desta quarta-feira à noite, em Buenos Aires.

O curioso é que não vejo um grande time nesse River. Qual a razão de seu sucesso? Pode ser a raça de seus jogadores, a gana com que se empenham nas partidas, virtudes aliadas ao peso da camisa de um Gigante do Futebol. Pode ser.

O fato é que pelo segundo ano consecutivo o caneco da Libertadores é levantada por mãos argentinas, agora com o River e no ano passado com o time do Papa, o San Lorenzo.

Conquistas que deveriam fazer pensar o futebol brasileiro.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone