Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

 Mercado da Bola, o último dia  

Roberto Avallone

22/07/2015 01h18

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

A noite desta terça-feira marcou o fechamento da janela internacional para clubes brasileiros. Ou melhor, parte da janela. Fechou para nossos clubes contratarem, mas continua aberto, ainda, para a venda ao Exterior, o que me parece uma desigualdade. De qualquer maneira, eis o que restou e o que pode ainda acontecer:


1-
Que história é essa de o São Paulo dever tanto ao Orlando City, podendo ceder Paulo Henrique Ganso por uma ninharia para abater a suposta dívida? Confesso que não entendi- e houve uma reunião no São Paulo para explicar- o porquê de a dívida pelo empréstimo- vejam bem, empréstimo!- de Kaká ser estimada em mais de 13 milhões de reais, que parece surrealista. Segundo consta, o Orlando City pagaria mais seis milhões de reais e ficaria com Ganso. Não acredito que essa pretensão possa prosperar.

Enquanto isso, a pedido do técnico Juan Carlos Osorio, o tricolor trouxe o colombiano Wilder Guizao, 23 anos, velocista, do Toluca do México. Segundo leio no Lancenet, de acordo com o depoimento de uma repórter mexicana, ele não foi tão bem no clube mexicano, com 4 gols em 18 jogos. Velho conhecido de Osorio, no São Paulo ele pode render muito mais.

2- Procurando se reforçar cada vez mais, o Flamengo foi pinçar seu meia- esquerda lá na Lazio da Itália, o brasileiro que estava por lá, Ederson, que já teve passagem pela Seleção Brasileira. Confesso que não me lembro de seu jogo, mas tem currículo interessante e pode entrar no embalo do entusiasmo de clube que já contratou Guerrero, Émerson "Sheik", Marcelo Cirino, etc. Foi gol de último minuto.

3- Leandro ainda pode ir para os Santos por empréstimo, cedido pelo Palmeiras, mas não é fácil: precavido contra a possibilidade de perder Dudu por bom tempo- o clube tenta reverter à situação do meia-atacante no STJD-, o Palmeiras cogita em não emprestar Leandro, jogador de estranha carreira: bom de bola quando veio do Grêmio, tendo alcançado até a Seleção Brasileira, dono de um drible curto digno de craque, Leandro parece ter esquecido seu futebol. Mas, creio nada impede de encontrá-lo outra vez.

4- Muitas foram as tentativas de repatriar jogadores por parte dos clubes brasileiros. Só que com a alta do dólar e o euro cada vez mais forte, fica difícil competir com outros mercados e ainda se levando em consideração que, além da Europa, surgiram com disposição o futebol do mundo árabe, da China, etc. Assim, é provável que nas próximas semanas ainda surjam algumas novidades de venda- e não de compra, até porque a janelas para isso está fechada- em nosso futebol.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone