Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Luxa e a ciranda dos técnicos de ponta

Roberto Avallone

26/05/2015 01h02

Foto/Montagem: Val Simeão

Foto/Montagem: Val Simeão

Antes do Brasileirão, Muricy Ramalho já tinha saído do São Paulo. Há poucos dias, Felipão saiu do Grêmio. Nesta segunda-feira, com apenas um ponto disputado em três jogos disputados no Campeonato, foi a vez de o Flamengo demitir Vanderlei Luxemburgo, dez meses depois de tê-lo contratado. Ainda na segunda-feira, um forte movimento de palmeirenses- torcedores, conselheiros- exibia toda a insatisfação com Oswaldo de Oliveira  em função dos resultados e também do futebol demonstrado nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.

Relembrando, vejamos quem está no Mercado: Muricy Ramalho, Felipão, Luxemburgo, talvez Oswaldo de Oliveira, se não passar por esta semana de fogo, nomes de ponta que se juntam a outros dois técnicos de peso e ainda sem clube, Abel Braga e Mano Menezes.

Quer dizer: algo está acontecendo de diferente no futebol brasileiro. Talvez pelos salários que costumam ser bem mais altos dos técnicos em questão, talvez porque deles se espera a formação de um time de alto nível, que às vezes não acontece. Acho que ainda estamos devendo aos europeus na organização tática, na compactação dos jogadores e até  mesmo na  ida ao ataque (joga-se na Europa, tendo por exemplo o Barcelona, com um trio atacante), com um futebol ofensivo que antes era nosso e agora se vê por lá.

Pode ser, no entanto, que os técnicos também têm sido prejudicados pela escassez de talentos de nossos atuais jogadores, pois os melhores vão cedo para outros Mercados da Bola, onde se paga muito mais, principalmente agora com a desvalorização do real diante do dólar, do euro.

Esperemos pelos próximos capítulos  dessa  ciranda ,pois eles podem determinar novos rumos para o futebol brasileiro.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone