Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras: ataque de dar sono. São Paulo: perder de 1 foi pouco. Santos bem e Corinthians líder

Roberto Avallone

18/05/2015 00h19

Foto: Giuliano Gomes

Foto: Giuliano Gomes

1- Será que por algum motivo- quem sabe até pelas arquibancadas vazias- os jogadores do Palmeiras pensaram que estavam apenas treinando e não precisavam ousar, chutar ou fazer gol?

Não deve ter sido nada disso, mas pelo desempenho, o Palmeiras não incomodou o Joinville, justificou o empate de 0 a 0 e deixou a impressão de que se não houver uma sacudida ou reação, correrá o risco de gerar de novo (talvez em dose menor) a aflição do ano passado, quando por pouco escapou do rebaixamento. Acredito que não chegue a tanto, mas é preciso repensar sobre as causas de rendimento ofensivo tão falho a ponto de o goleiro do Joinvielle não fazer uma boa defesa sequer.

É espantoso!

Quais teriam sido os motivos de futebol tão morno, tão desprovido de ofensividade?

Bem, em minha opinião, eis os motivos principais?

a) Valdivia já não está fazendo a diferença, pois anda sem ritmo e sem eficiência, incapaz de suportar um jogo inteiro. Além disso, talvez por falta de mais treinos, está a chutar pior do que nunca. Quem sabe melhore com Cleiton Xavier.

b) Rafael Marques precisa ficar mais perto da área, local onde realmente é  perigoso. Longe dela, quase como ponta- direita, grandalhão do jeito que é, torna-se presa fácil da marcação.

c) Dudu, que já impressionou pelos dribles e pela velocidade, está inibido, não tenta mais as jogadas individuais. Estará abatido pelo seu julgamento marcado para esta segunda-feira?

Bem, some-se a estes atacantes, o fato do fôlego de Zé Roberto ter limites, no meio ou na lateral.

E o resto, o técnico Oswaldo de Oliveira que se explique, dizendo algo mais de "tivemos um dia ruim".

Foto: Ale Vianna

Foto: Ale Vianna

2- Após a derrota para a Ponte Preta, em Campinas, o presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar disse que era preciso agradecer por "ter perdido só de um". E como ousar contestá-lo?

Levando o gol aos 14 minutos do primeiro tempo, através de um belo chute de Renato Cajá- após a má saída de bola de Centurión-, o São Paulo correu outros perigos durante o jogo, com direito a boas defesas de Rogério Ceni e uma bola no travessão. E não houve troca de fogo, pois o São Paulo não criou coisa alguma.

Segundo o técnico Milton Cruz, "os jogadores ainda estão desanimados" (em função da eliminação da Libertadores). Nada a ver, nada a ver: são profissionais e Campeonato Brasileiro é outra competição, tão ou mais difícil do que a Libertadores e que pode levar a disputá-la de novo.

Desanimado deve estar o torcedor.

Foto: Ivam Storti

Foto: Ivam Storti

3- Para os grandes paulistas deve ter ficado como bom saldo a vitória do Santos sobre o Cruzeiro (1 a 0, gol de Geuvânio) e o triunfo do Corinthians sobre a Chapecoense também por 1 a 0, em estranho gol de Mendoza- ao desviar, de nuca, o chute de Fábio Santos. A vitória do Santos foi contra o atual bicampeão Cruzeiro, o que a torna mais importante; a do Corinthians, no sábado, aconteceu contra a Chapecoense, bem mais modesta, mas que o torna o atual líder da competição, 6 pontos ganhos, dois triunfos em dois jogos.

Foto: Jose Luis Silva

Foto: Jose Luis Silva

Só para finalizar, quanto aos grandes que venceram, é preciso exaltar o gol de Geuvânio, muito bom jogador e que, aos poucos, vem retomando a fama de excelente atacante e de bela revelação do futebol brasileiro.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone