Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Drama e talvez crise: o adeus de Corinthians e São Paulo à Libertadores

Roberto Avallone

14/05/2015 02h54

Foto: AFP

Foto: AFP

1- Não sei se vai ter mesmo crise no Corinthians e, se houver, qual o seu tamanho. Sei, no entanto, que  causando o choro sentido em muitos de seus torcedores, a equipe corintiana foi a  protagonista de uma das maiores zebras da história da Libertadores, ao ser derrotada em seu estádio pelo modestíssimo Guarani do Paraguai, por 1 a 0, gol de Fernandez.

Não notei falta de empenho nos jogadores corintianos, apesar do tititi de estarem atrasados alguns direitos de imagem , que fazem parte, na verdade, dos salários; ao contrário, o que se viu foi muita afobação, tensão, tudo o que queria o Guarani para se defender. E quando o Corinthians ficou com 9 jogadores,  com a expulsão de Fabio Santos e Jadson, os paraguaios arriscaram seus primeiros ataques e chegaram ao gol da  vitória.

Foto: Ari Ferreira

Foto: Ari Ferreira

Realista, o veterano Danilo, dizia na saída do vestiário: " O que nós precisamos é voltar a jogar bem. Algumas jogadas que antes davam certo, não dão mais".

E não é que  Danilo tem mesmo razão? Como sonhar  com títulos sem jogar bem, fato que aconteceu há pouco tempo, talvez desde aquele empate sem gols com no San Lorenzo, numa sequência de quatro ou cinco partidas ruins, mas suficientes para fazer o tão elogiado futebol corintiano virar pó na Libertadores.

Como dizia Nélson Rodrigues, "entre a fossa e a euforia há apenas um milímetro de distância". É hora, pois, de o técnico Tite buscar ainda mais o equilíbrio entre os sentimentos corintianos, com os ajustes necessários a uma equipe que está a mostrar que algo se perdeu no tempo.

Foto: Douglas Magno

Foto: Douglas Magno

2- O adeus do São Paulo à Libertadores foi diferente da despedida corintiana, pois a eliminação diante do Cruzeiro veio na longa decisão por pênaltis, com os goleiros Fábio e Rogério Ceni na disputa de quem se saía melhor nas defesas.

E deu Cruzeiro. Assim como no tempo norma l(1 a 0 , gol de Leandro Damião) descontando o que acontecera no Morumbi, quando o São Paulo foi o vencedor pelo mesmo placar, gol de Centurión.

Assim, foi uma eliminação depois de disputa equilibrada, normal, caindo o tricolor como poderia ter perdido o Cruzeiro, depois de disputa equilibrada, normal, caindo o tricolor como poderia ter perdido  a equipe mineira, sem grande dramaticidade. Li que Paulo Henrique Ganso disse que "o time foi muito defensivo", o que era meio que natural com a vantagem obtida no primeiro jogo.

Resta saber como ficará o comando técnico, se Milton Cruz terá, finalmente, a chance que merece de ser efetivado; ou, então, se forem verdadeiros os comentários sobre o interesse do São Paulo no treinador argentino Jorge Sampaolli que dirige a Seleção do Chile para depois da Copa América.

Elenco, creio que o tricolor tem. E de boa qualidade.

Foto: Daniel Teobald

Foto: Daniel Teobald

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone