Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

São Paulo, a volta por cima. E a polêmica da arbitragem

Roberto Avallone

23/04/2015 01h48

Foto: Nelson Almeida

Foto: Nelson Almeida

Um breve resumo do jogo conta o que foi a vitória do São Paulo sobre o Corinthians (2 a 0), nesta noite de quarta-feira no Morumbi: Rogério Ceni não fez sequer uma defesa difícil, enquanto Cássio foi muito acionado e o perigo rondou a sua área inúmeras vezes.

Bem, pode ser uma questão de estatística, mas  certo é que o tricolor entrou em campo com sede de vitória e uma vontade enorme de deixar de ser freguês- há 13 jogos não vencia o Corinthians, no Morumbi. E, além disso, o triunfo garantiria a classificação para a próxima fase, pois não se imaginava que o San Lorenzo fosse derrotado, em casa, pelo modesto Danubio (0 a 1), que foi o que aconteceu, eu autêntica zebra.

O São Paulo marcou por pressão, ganhou as divididas, encontrou o caminho das redes. Primeiro, com Luís Fabiano, no seu giro característico, depois de uma jogada errada de Hudson; depois, com Michel Bastos, jogador de muitas virtudes, que da entrada da área chutou forte, de canhota, para vencer Cássio com facilidade.

Foto: Nelson Almeida

Foto: Nelson Almeida

E o que ajudou a definir ainda mais cedo a partida, foi a expulsão de Émerson "Sheik", aos 18 minutos. Ao final do jogo, Elias perguntava. "Por que Émerson foi expulso, que até agora não sabemos?". O que vi é que "Sheik" e Tolói se enroscaram numa disputa de bola e, depois, o zagueiro tricolor ficou no chão se contorcendo. Confesso que não vi nenhum golpe de Émerson, que estava à distância quando Tolói foi ao chão. Efeito retroativo? Posso até ter sido traído no lance, não ter visto o que pode ter acontecido, mas a minha opinião é a mesma de Elias: como não vi, fico sem saber ao certo a razão da expulsão de Émerson.

Já as outras expulsões, Mendoza e Luís Fabiano, foram mais polêmicas ainda: se Luís Fabiano recebeu cartão e foi expulso, é sinal de que simulou ter siso agredido. Ora, se simulou, Mendoza não o agrediu e, creio, não poderia ter sido expulso.

Mesmo assim, o São Paulo jogou para ganhar e o Corinthians parece estar ainda ressentido da eliminação no Campeonato Paulista para o Palmeiras, além de não contar em seu elenco com um jogador que possa substituir Guerrero em seus deveres de ofício de centroavante. Logo, as cenas polêmicas não foram tão decisivas para o resultado nesta noite em que todos os outros brasileiros que jogaram (Inter, Atlético Mineiro, São Paulo e Corinthians- que já estava) garantiram a classificação, juntando-se ao Cruzeiro, classificado um dia antes.

Assim, o Corinthians leva como consolo o fato de, agora, enfrentar o paraguaio Guarani, em missão que não é das mais difíceis; já o São Paulo, logo de cara, enfrentará o Cruzeiro em duelo de desfecho imprevisível.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone