Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Por enquanto, os grandes passeiam. Mas como estão para o mata-mata?

Roberto Avallone

23/03/2015 00h39

A rodada deste final de semana só veio comprovar que, neste Campeonato Paulista, está proibido tropeço de time grande contra pequeno, tal a facilidade de evitar a tradicional zebra: o Corinthians ganhou do Capivariano (3 a 2), fora de casa, enquanto o Palmeiras, também fora de casa, venceu o São Bernardo (gol de bicicleta de Vítor Hugo); o invicto Santos deu só de 1 a 0 (gol de Ricardo Oliveira, depois de chapéu no goleiro), enquanto o São Paulo não precisou mais do que usar o seu mistão para enfiar 3 a 0 no fraquíssimo- e praticamente rebaixado- Marília.

E tem sido assim o Campeonato inteiro, com raras exceções, o que nos faz torcer para passar logo essa fase de classificação e chegar logo o mata-mata. Aliás, mata-mata mesmo só na decisão do Campeonato, que será em dois jogos, pois antes. Nas quartas-de-final e na semifinal, será uma partida só. E acabou.

Com base na campanha e no potencial dos grandes, como está cada um dos 4?

Fotos: Ari Ferreira

Fotos: Ari Ferreira

1- Corinthians: deverá estar com a atenção dividida com a Libertadores, é verdade, mas isso não significa que terá menos chances pelo título: sua defesa é sólida, Elias, Renato Augusto e Jadson dominam o meio-campo, assim com Émerson "Sheik" e Guerrero são atacantes em boa fase. Impoem Respeito.

Não é fácil bater o Corinthians.

Fotos: Ari Ferreira

Fotos: Ari Ferreira

2– Santos: dono de bela campanha, ainda invicto, é a grande surpresa do momento. Parece renascer das próprias cinzas, depois do período dos salários atrasados (não sei se ainda estão) e da perda de alguns jogadores importantes. Reencontrou-se, no entanto, com um Robinho em grande fase, com um Ricardo Oliveira marcando gols mágicos, com Lucas Lima, Geuvânio, etc. Além disso, tem se dado muito bem nos últimos Campeonatos de São Paulo, sendo campeão ou disputando a final.

Foto: Djalma Vassão

Foto: Djalma Vassão

3- São Paulo: também pode dividir a atenção com a Libertadores, a exemplo do Corinthians, mas tem elenco para superar qualquer obstáculo, especialmente do meio-campo para a frente. Como reforço certo para a fase final, terá Wesley,  que significará muito se esse volante jogar como nos tempos de Santos e quase nada se for o jogador que andou pelo Palmeiras.

Fotos: Ale Cabral

Fotos: Ale Cabral

4- Palmeiras: tem potencial para jogar muito mais do que o fez até aqui, talvez por falta de entrosamento, Digo talvez porque é evidente a falta de um meia-armador, de um coordenador de jogadas, que poderia ser Valdivia. Mas, pelo histórico, creio que será Cleiton Xavier. Neste caso, é possível que o time perca em imaginação, mas ganhe e constância e arremate, os pontos fortes de Xavier.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone