Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras: golaço e alerta para Oswaldo. Santos: a boa fase. Corinthians: reflexão. E o São Paulo...

Roberto Avallone

15/03/2015 15h09

Foto: Marcos Bezerra

Foto: Marcos Bezerra

1- O Palmeiras suou para vencer o modesto XV de Piracicaba, por 1 a 0, dentro de casa. Ficou devendo futebol. Venceu por um golaço de Gabriel- em minha opinião, o melhor jogador da partida-, aos 39 minutos do segundo tempo, com chute forte e certeiro no canto direito do bom goleiro Roberto.

Uma vitória que valeu os três pontos e premiou a perseverança, é verdade, mas que deve ter servido também de alerta ao técnico Oswaldo de Oliveira: a equipe errou muitos passes, alguns jogadores tiveram brutal queda de rendimento de uns jogos para cá (Cristaldo e Allione, por exemplo) e outros renderam muito menos do que podem, casos de Dudu- um bravo driblador- e Robinho, que de volante estava melhor.

Quer dizer: como o futebol é momento, seria saudável mexer no time, já pensando no mata-matas, quando, enfim, a equipe poderá ter um meia-armador- ou Cleiton Xavier, que será inscrito, ou até mesmo Valdivia, que , segundo Oswaldo de Oliveira, pede ajuda ao Palmeiras para que seja dispensado da Seleção chilena "por estar em fase final de recuperação e não ter jogado pelo clube, ainda, este ano".

Preenchendo a vaga de meia-armador, e o centroavante? Em minha opinião a dupla de área deveria ser formada, no momento, por Gabriel Jesus e Rafael Marques (este, vi jogar muito bem no Botafogo), tendo Dudu como um misto de atacante e homem de dar combate.

Ainda é uma questão de teste, eu sei. Mas já bastam as derrotas sofridas nos clássicos e o futebol nada brilhante deste domingo para que Oswaldo de Oliveira pense em testar uma nova fórmula no ataque. Pelo menos, acredito nisso.

Foto: Celio Messias

Foto: Celio Messias

2- E o Santos, que chegou a preocupar pela perda de jogadores importantes e pelos atrasos nos salários, continua surpreendendo: tem sido o melhor time do Campeonato e liquidou o Marilia, no sábado, por 4 a 1, exibindo jogadores importantes- Gabigol,Lucas Lima, Thiago Ribeiro- sem contar o melhor do time, Robinho, e o artilheiro redivivo, Ricardo Oliveira.

São, ao lado de Geuvânio, jogadores que decidem. E o Santos é um dos fortes candidatos ao título, como, aliás, reza a sua tradição.

Foto: Fernando Dantas

Foto: Fernando Dantas

3- Nem tanto pelo empate sem gols contra o Red Bull, diante de mais de 31 mil pagantes em sua Arena. Isso, às vezes, acontece. Mas o futebol corintiano que chegou a empolgar na abertura da fase de grupos da Libertadores, quando deu um verdadeiro "baile" no São Paulo, caiu visivelmente de produção mesmo em vitórias- contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista ou contra o San Lorenzo, por 1 a 0, quando foi salvo pela sorte. Os argentinos estiveram bem melhores.

Pode ser uma questão momentânea, pode ser. Afinal, as atenções estão voltadas para a Libertadores. E todo o caso, seria recomendável saber se a questão contratual está atrapalhando o futebol de Guerrero, assim como se o esquema de jogo, perfeito defensivamente, mas longe do ideal no ataque não precisa ser revisto em algumas partidas.

Afinal, o novo Tite deve ser um técnico versátil.

Foto: Ale Cabral

Foto: Ale Cabral

4- E o São Paulo, quando menos se esperava, com seu mistão virou o jogo contra a difícil Ponte Preta , em Campinas, 2 a 1. A Ponte vencia o jogo por 1 a 0 (gol de Roni) não levou sustos até a metade do segundo tempo, mas aí o tricolor mostrou sua força, ao empatar com Paulo Miranda- de canhota- e consumar a vitória com Alan Kardec- este, de cabeça.

Resultado que vale não só para o Campeonato Paulista, como também para a Libertadores, aumentando o moral tricolor para enfrentar o San Lorenzo, em jogo muito importante quase decisivo…

P.S: Estou viajando para o Rio, onde, com muito prazer, participarei do REDAÇÃO SPORTV, apresentado pelo André Rizek, na  manhã de terça-feira às 10h00

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone