Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Tite, Oswaldo e senhores técnicos: ao ataque! E o Mercado da Bola

Roberto Avallone

16/12/2014 01h11

Montagem: Simeão

Montagem: Simeão

1- Tite, pelo Corinthians, e Oswaldo de Oliveira, pelo Palmeiras, serão apresentados nesta terça-feira. E ao que parece, ambos parecem dispostos a jogar mais no ataque- o que é uma novidade pelo menos para o cauteloso Tite-, embora não seja exatamente isso que sugiram os números de seus esquemas táticos: o 4-1-4- 1 de Tite, seguindo o exemplo do futebol alemão, e o 4-2-3-1, de Oswaldo de Oliveira, ambos coincidindo em ter um único atacante fixo à frente.

E como podem ser ofensivos, assim? É possível, basta ver o que fez a Alemanha contra o próprio Brasil na Copa, necessitando, porém, que os meias se lancem constantemente ao ataque, ficando o solitário atacante mais no papel do pivô e da especialidade de aproveitar rebotes. E que os laterais

Particularmente, até prefiro outros modelos ofensivos, como os utilizados pelos espanhóis Real Madrid e Barcelona, que atuam com três atacantes. Mas não posso negar o sucesso alemão- que se assemelha ao que pretendem Tite e Oswaldo, pelo menos no papel-, pois aí eu teria de brigar com números e resultados mais recentes. E não dá para esquecer os 7 a 1 da Alemanha contra o nosso indefeso Brasil.

E fora o baile.

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

2- No Mercado da Bola, destaca-se a disposição do bicampeão brasileiro, já recheado de bons jogadores e ainda em busca de outros, para não deixar cair a peteca: Joel, o camaronês que atuou pelo Coritiba no Campeonato Brasileiro, já está acertado. E mesmo assim, o Cruzeiro flerta com outros centroavantes, sendo que apenas um deve ficar: Leandro Damião, do Santos, ou Fred, do Fluminense. De quebra, ainda endurece para vender Lucas Silva para o Real Madrid, não aceitando menos de 15 milhões de euros (quase 50 milhões de reais).

Outros negócios estão para ser fechados, mas, por enquanto, ou são mais modestos (o Corinthians já conta com o volante Cristian, o centroavante Leandro e o lateral-direito Edilson; o Palmeiras já se acertou com o volante Amaral e o zagueiro Victor Hugo) ou ainda as transações estão mais na base do interesse do que na consumação.

Até agora, as estrelas do Mercado da Bola foram os técnicos, incluindo-se aí a desistência de Abel em negociar com o Inter, a apresentação de Doriva pelo Vasco e a indefinição de Enderson Moreira, que ainda não sabe se continuará ou não no Santos.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone