Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Galo, a vitória da ousadia. E o São Paulo, eliminado

Roberto Avallone

27/11/2014 02h09

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

1- Não fosse tão valente e confiante e o Atlético Mineiro talvez fizesse como muitos outros times que, entrando em campo com vantagem, recuam, fazem as tais linhas de quatro e jogam por uma bola. Ainda mais que pela frente tinha o poderoso Cruzeiro, bicampeão brasileiro.

Mas o Galo foi muito além da mesmice de outros, aproveitou a vantagem conseguida no Horto (2 a 0) para explorar os espaços deixados pelo Cruzeiro em busca da vitória; adiantou a marcação, jogou no ataque, teve mais chances de gol do que o rival e venceu- com toda a justiça- por 1 a 0, gol de Diego Tardelli, um atacante que vem jogando cada vez melhor e deve fixar-se como parceiro de Neymar na Seleção Brasileira.

O curioso é que no ano todo o Cruzeiro não conseguiu vencer o Atlético Mineiro, embora campeão do torneio regional e do Brasileirão: em sete jogos, aconteceram quatro vitórias do Galo e três empates. De qualquer maneira, ambos, Cruzeiro e Atlético disputarão a Libertadores, eles que são, no momento, os melhores times do Brasil.

Foto: Ari Ferreira

Foto: Ari Ferreira

2- Choveu muito antes do jogo e o gramado estava escorregadio, é verdade. Mas, na decisão da vaga de finalista nos pênaltis, os colombianos do Nacional acertaram todas as quatro cobranças, ficando o tricolor apenas com o arremate certeiro de Rogério Ceni. Rafael Tolói e Alan Kardec erraram- este, por sinal, escorregou na hora do chute e, revoltado com o equívoco, ficou a socar o chão, várias vezes.

Assim, com 4 a 1 nos pênaltis, o Nacional de Medellin garantiu sua vaga de finalista da Copa Sul- Americana, tendo agora de enfrentar Boca Juniors ou River Plate, os arquirrivais argentinos que jogam nesta noite de quinta-feira no Monumental de Nuñes, em Buenos Aires.

Quanto ao jogo em si, embora tenha disputado um primeiro tempo morno, o São Paulo poderia ter conquistado a vaga na etapa final pelo gol de Ganso, de falta (que deu no 1 a 0 favorável) e pelas duas bolas nas traves colombianas, pois jogou melhor e no ataque. Como não teve êxito em suas investidas e por ter falhado tanto na decisão por pênaltis, o São Paulo foi eliminado.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone