Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Cruzeiro, bicampeão. Alguma dúvida? E a surpresa da rodada...

Roberto Avallone

21/11/2014 14h29

Foto: Ricardo Rímoli

Foto: Ricardo Rímoli

1- Por mais que se respeite a matemática, existe também outra matemática- a do campo, a do jogo, a da bola. E por essa, pode-se dizer que o Cruzeiro já é o bicampeão brasileiro, após a espetacular virada diante do Grêmio, em Porto Alegre, quando estava perdendo por 1 a 0 (gol de Riveros) e depois, calmamente, com rara eficiência, transformou a derrota em vitória consagradora, com os gols de Ricardo Goulart e Everton Ribeiro. 2 a 1.

Mas se a matemática do campo já consagra, a Matemática dos números também ajuda o Cruzeiro: é só vencer o Goiás, neste domingo, no Mineirão, para assegurar a conquista sem depender de nenhum outro resultado, nem mesmo do que acontecerá no clássico entre São Paulo (o vice que está a sete pontos do líder Cruzeiro) e Santos.

Grande campanha a do Cruzeiro que, de quebra, está às vésperas de superar a si mesmo no que produziu no ano passado, quando também levantou o caneco e acumulou 76 pontos. Enquanto agora, faltando ainda três rodadas já fez 73. A superação está por pouco.

O que se vê neste Cruzeiro é uma interessante mescla de jogadores, onde existem os velhos de casa como Fábio, Léo ou Bruno Rodrigo, mas também um jovem vindo da base como o lateral- direito Mike (olho neste lateral- direito), mas com o clube investindo também em jogadores badalados como Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Willian, Júlio Batista, Dagoberto- e nos caros como Dedé, Manoel e um jovem meia revelado pelo Vasco, Marlone, que seria titular em qualquer outra equipe.

Houve cuidado na montagem do elenco, que o técnico Marcelo Oliveira comanda com simplicidade. É uma conquista merecida.

2- A surpresa no Maracanã tem nome: Chapecoense. Meu Deus! Não é que ela, que de vez em quando se transforma em terrível algoz dos grandes (lembram-se dos 5 a 0 diante do Inter?) deixou a zona da degola ao golear, no Maracanã, o Fluminense, 4 a 1. E sendo superior o tempo inteiro, acontecendo o gol de honra do Flu nos últimos momentos da partida.

Vi o jogo e fiquei impressionado com a exibição da Chapecoense, a que foi capaz de ignorar o Fluminense de tão belos salários e os 30 mil torcedores que começaram suspirando pelo time da casa e que, após o jogo, pareciam perplexos com o que acontecera.

Atenção para alguns jogadores da Chapecoense: o goleiro Danilo, o lateral-direito Fabiano, o meio-campista Bruno Silva e o centroavante Leandro. Pelo menos nesta goleada foram craques.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone