Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Deu São Paulo contra um Palmeiras tão limitado... Corinthians, no fim. Cruzeiro, triunfo na Vila

Roberto Avallone

17/11/2014 03h03

Foto: Reginaldo Castro

Foto: Reginaldo Castro

1- Como se esperava, o São Paulo venceu o Palmeiras. E o tricolor nem precisou fazer muito esforço para estabelecer 2 a 0 (gols de Luís Fabiano e Rafael Tolói), pois eram tantas as limitações da equipe palmeirense que bastou aproveitar as chances mais claras de gol.

Simples assim.

Na verdade, as campanhas dos dois rivais falam por eles. Enquanto o São Paulo ainda tem alguma chance de brigar pelo título- está a quatro pontos do líder Cruzeiro, com um jogo a mais- o Palmeiras amargou neste domingo a sua quinta derrota em clássicos regionais neste Campeonato Brasileiro, onde volta a correr risco de rebaixamento: perdeu as duas partidas para o São Paulo, as duas para o Santos e teve uma derrota e um empate frente o Corinthians. No total, tem 17 (!) derrotas na competição.

Na crônica do placar anunciado, o São Paulo teve o domínio do jogo no primeiro tempo, mesmo sem contar com um Kaká brilhante como em outros jogos ou um Alan Kardec- tirando a cabeçada que deu em fantástica defesa de Fernando Prass- mais ágil, compensando, no entanto, com boas atuações dos laterais Michel Bastos e Hudson e a volta à boa forma do artilheiro Luís Fabiano.

No segundo tempo, o Palmeiras insinuou que reagiria, teve mais posse de bola, mas e daí? Como chegar ao gol com as pífias atuações de Wesley (que saiu logo), Felipe Menezes, Juninho, Mazinho, Henrique, Diogo… É muita limitação!

Houve queixa de pênalti de Denilson em Diogo não marcado, mas é uma jogada duvidosa: Denílson tentou agarrar Diogo fora da área, este levou vantagem e, dentro da área ficou a impressão de Denílson ter roubado a bola sem tocar no atacante palmeirense. A dúvida não basta para amenizar a inferioridade palestrina, desse Palmeiras que já foi o "Rei dos Clássicos" e agora parece inofensivo.

Que não seja contra o Sport, na inauguração oficial de sua Arena, pois se não conseguir a vitória- empurrado pela torcida que deve ser grande- estará em apuros, pois ficou a apenas 3 pontos da zona da degola. O próprio Fernando Prass disse: "Esse jogo, para nós, agora será de vida ou morte".

Aflito Centenário este do Palmeiras

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

2- A impressão que se tinha era a de que o Bahia iria sufocar o Corinthians, pois era bom o seu inicio de jogo. Pura ilusão. Num belíssimo lançamento do goleiro Cássio, na reposição de bola, o garoto Malcom correu, ajeitou de cabeça e mandou de canhota para o gol corintiano.

Depois, no segundo tempo, o Bahia lançou-se ao ataque, Willian Barbio fez boa jogada e Kieza arrematou para empatar. O Corinthians estaria em perigo? Ora, bastou entrar Danilo, o que sempre faz algo, para que o veterano meia realizasse boa jogada para Renato Augusto marcar o gol da vitória.

E o Corinthians está firme na luta pela Libertadores, assim como o Bahia caminha a passos largos para o rebaixamento.

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

3- Poucos dias depois de eliminar o Santos da Copa do Brasil, o Cruzeiro voltou à Vila Belmiro, agora pelo Campeonato Brasileiro. E voltou a ter sucesso, desta vez ganhando por 1 a 0, gol de Ricardo Goulart, mantendo a distância para o São Paulo (quatro pontos), tendo ainda, como suposta vantagem, um jogo a mais a disputar.

Sinal de que não se abalou com a derrota para o Galo, no primeiro jogo das finais da Copa do Brasil. Porque será duro o golpe se acabar perdendo as duas competições.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone