Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Nem  São Paulo e nem Corinthians: o Cruzeiro cada vez mais líder

Roberto Avallone

25/09/2014 02h08

Foto: Miguel Schincariol

Foto: Miguel Schincariol

1E, de repente, o São Paulo parou: escapou da derrota para o Flamengo nesta quinta-feira no último minuto (gol de Luís Fabiano no empate de 2 a 2) mas não conseguiu se reabilitar e soma agora três jogos sem vencer, com as derrotas para o Coritiba e para o Corinthians. E assim vê o Cruzeiro ainda mais distante.

Qual é a razão desta derrapada tricolor?

Descontando-se o fato de o Campeonato Brasileiro oferecer jogos cada vez mais difíceis, creio que o defeito maior do São Paulo está em sua defesa. Vamos aos números: levou 8 gols nos últimos três jogos, sendo três diante do Coritiba, três, diante do Corinthians e dois frente ao Flamengo. Números à parte, basta verificar, é muito grande a desproporção entre os jogadores de defesa do São Paulo e o Quarteto de ataque, formado por Pato, Ganso, Alan Kardec e Kaká- sem contar Luís Fabiano, o autor do gol de empate  e que volta após demorada recuperação de lesão. Questão de qualidade.

E para piorar, o tricolor contou nesta quinta-feira  com um Rogério Ceni pouco inspirado, que até marcou o primeiro gol de pênalti, é verdade, mas que falhou no gol do primeiro empate do Flamengo (marcado por Éverton) e desperdiçou o segundo pênalti a favor do São Paulo- que aliás nem existiu, pois Samir estava fora da área, quando a bola bateu em sua mão- não sendo nem longe o pilar que o time precisava.

Pelo jeito, sem zagueiros à altura, disputar a Libertadores já será bom negócio para o tricolor…

Foto: Eduardo Valente

Foto: Eduardo Valente

2- Após 17 rodadas, o Corinthians deixa o G-4 com essa derrota para o Figueirense, em Florianópolis, por 1 a 0, gol de Marcão. Aliás, isso é o que contou no jogo: contando com indecisão do goleiro corintiano Cássio , Marcão, 1 metro e  90 de altura, cabeceou para o gol, aos 38 minutos do segundo tempo. Méritos também para quem executou a cobrança de escanteio, o  meia Marco Antônio, ex- jogador da Portuguesa, com chutes e centros sempre venenosos.

O jogo não  foi muito além desse gol e da bola na trave chutada por Guerrero um minuto antes: muita correria, muita marcação, criatividade quase zero. Agora em quinto lugar na tabela, a 12 pontos do  líder Cruzeiro, tudo indica que resta ao Corinthians lutar por uma vaga na Libertadores da América.

Foto: Geraldo Bubniak

Foto: Geraldo Bubniak

3- E o Cruzeiro, sem jogar um futebol maravilhoso, venceu o  Coritiba por 2 a 1  (gols cruzeirenses de Marcelo Moreno- pênalti- e  Éverton Ribeiro), tornando-se um líder ainda mais distanciado de seus perseguidores. Curioso é que, pelo menos aparentemente, o Cruzeiro não vive o seu melhor momento técnico (no domingo perdeu para o Atlético Mineiro, 3 a 2) , mas faz prevalecer a força de seu conjunto e o poder do toque de bola.

Mas, campeão no ano passado e líder disparado neste , faz por merecer todos os respeitos.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone