Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Falhas grotescas na derrota do Palmeiras. E Robinho afundou o Coxa

Roberto Avallone

14/09/2014 01h18

Foto: Bruno Turano

Foto: Bruno Turano

1- Na alma do torcedor, o que dói mais? Ver seu time jogando bem e perder, o que é duro de engolir, ou ter de aceitar uma derrota, mesmo para um adversário superior, em função de erros grosseiro de seus próprios jogadores?

No caso do Palmeiras e da goleada sofrida para o Fluminense de vários talentos- 3 a 0-, o torcedor palestrino até reconhece que o Flu tem jogadores melhores (Conca, Sóbis, Fred, Cícero, Vagner, Cavalieri), mas, pelo menos com quem conversei, não consegue digerir as falhas que definiram a derrota que quase devolveu a equipe à zona do rebaixamento; o que teria acontecido se o Coritiba tivesse vencido o Santos (mas perdeu por 2 a 1) na Vila Belmiro.

Já com minha opinião misturada às queixas da torcida, tentemos reconstruir as falhas grosseiras do Palmeiras:

a) Ah, o primeiro gol do Flu, um festival de lambanças: bola vinda da esquerda, Victorino (furou!). o goleiro Fábio escorregou (!) e a bola sobrou para Fred, meio que deitado, empurrar a bola para as redes, com o pé esquerdo.

b) Oh, o terceiro gol do Fluminense: quase sem ângulo, Conca bateu uma falta da direita e Fábio, totalmente sem jeito, tentou defender com o peito e jogou a bola para as próprias redes. Mais uma falha desse goleiro que alterna grandes defesas com erros históricos. Só que goleiro de time grande não pode falhar tanto.

c) Foi pênalti no segundo gol? Ficou a dúvida, pois é uma questão interpretativa. Mas Renato não tinha nada que ir na bola daquele jeito, meio que de carrinho e de braços abertos. E daí que a bola bate no braço, sim, e como provar se houve ou não intenção?

d) Erros crônicos: Weldinho, Patrick Vieira, Eguren, Juninho. O erro está em escalá-los, pois não demonstram condições de jogar em um Palmeiras que sonhe mais do que este.

e) O erro de Dorival Júnior: não escalar Cristaldo desde o começo do jogo. Quase inoperante na primeira etapa, até que o Palmeiras criou várias chances no segundo tempo incendiado pela movimentação de Cristaldo, que já deveria ser titular.

Bem, deve haver mais coisa errada, mas estes erros já são consideráveis para uma derrota elástica do Palmeiras. Ou não?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

2- Principal atacante e talismã do Santos, Robinho voltou da Seleção e ajudou o time a bater o Coritiba por 2 a 1, na Vila Belmiro. Aliás, Robinho fez um golaço- o segundo do Santos- ao avançar até a entrada da área inimiga e bater por cobertura, algo digno de um craque: belo também foi o gol de Lucas Lima, que, ao abrir o placar, chutou forte sem nenhuma chance de defesa para o goleiro Wanderley. Dudu descontou para o time paranaense.

Quem ainda está devendo futebol- e muito- é o centroavante Leandro Damião, a mais cara contratação santista dos últimos tempos. Quem o viu jogar nos tempos de glória do Inter e o vê agora, não reconhece que é o mesmo jogador.

Seja lá como for, além de se ajudar, o Santos deu uma mãozinha para o Palmeiras evitando que, pelo menos nesta rodada, ele volte para a zona do rebaixamento.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone