Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Este é o pior Palmeiras de todos os tempos?  E o avanço do São Paulo de Kaká

Roberto Avallone

05/09/2014 00h26

1- Perguntam-me se este é pior time do Palmeiras de todos os tempos. Antes de responder, busco na memória o que de bom teria feito essa equipe na derrota por 2 a 0 para um desfalcado Atlético Mineiro; não encontro quase nada e entendo a reação dos torcedores que vivem um Calvário no ano do Centenário.

O que é uma rima, mas não uma solução. Triste rima, diria.

Voltando ao tema, sobre a qualidade (?) do time palmeirense- já eliminado da Copa do Brasil-, em primeiro lugar tento uma comparação com as equipes palestrinas rebaixadas neste século, em 2002 e 2012 e acho que perde, sim. Em 2002, tinha Marcos no gol, Arce e Rubens Cardoso nas laterais, Zinho no meio-campo, Muñoz, Dodô e Nenê (que fez sucesso no futebol francês) no ataque… Nada maravilhoso, é claro, tanto que acabou na Segundona, mas não perdia tanto quanto esse time atual.  (Detalhe: era ruim conseguir acompanhar aos jogos quando estava fora de São Paulo, em nome do Jornalismo Futebol Clube, era uma batallha. Não fosse minha esposa Valéria para naquelas ocasiões me socorrer, Meu Deus!

O  de 2012, dirigido por Felipão- e no fim por Gilson Kleina- também tinha alguns jogadores interessantes como Henrique, Barcos, Cicinho, Valdivia (quando jogava), mas não muito mais do que isso. Embora tenha vencido a Copa do Brasil, ante de ser rebaixado, em minha opinião o nível era semelhante ao deste de 2014, com a diferença de que Henrique era um capitão mais jovem do que Lúcio e de que Barcos estava em plena forma, não tendo hoje o Palmeiras nenhum atacante com a capacidade do "Pirata".

Quem é pior do que esse time, então? Creio que no começo dos anos 80, quando em um só ano disputou a Série Prata e pulou para a Série principal, o Palmeiras exibiu uma equipe fraca, que perdeu de 6 a 0 do Inter e que tinha jogadores como Jaime Boni, Darinta, Vargas, Osni, Paulinho, etc. Ah, essa equipe não agradava nem um pouquinho.

Agora como futebol é matéria opinativa, quem viu, muito bem, que faça a sua escolha. E não é uma escolha fácil.

Quanto ao futuro, embora possa parecer uma contradição, acho possível, sim, o Palmeiras escapar do rebaixamento. Para isso, o torcedor precisa fazer figa para que Fernando Prass e Valdivia voltem logo, assim como dever o técnico Dorival Júnior recuperar a forma dos argentinos órfãos com a saída de Gareca e ter a coragem de lançar um atacante da base, Gabriel Fernando, autor de 24 gols em 10 jogos pelo Sub-17. Os atacantes que vem jogando já provaram seus limites; esse garoto goleador, quem sabe, vista melhor a camisa do Palmeiras.

2- Desde a chegada de Kaká, o São Paulo é outro. Com ele, todo mundo subiu de produção, especialmente Paulo Henrique Ganso (já parece aquele do Santos) que nesta quinta-feira à noite, no Morumbi, fez excelente assistência (mais uma) para Kaká marcar o segundo gol tricolor.

Com isto, sendo o primeiro gol atribuído a Edson Silva, o São Paulo venceu o Criciúma por 2 a 0, eliminando o adversário da Copa Sul- Americana e avançando na competição. E o tricolor vai bem igualmente no Campeonato Brasileiro, ocupando a terceira posição e com talento suficiente para brigar no pelotão de frente até o final.

Valeu a pena investir no futebol? Sim. E muito!

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone