Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O golaço de Ganso, a ressurreição de Barcos, o conflito de Guerrero, a fase do Cruzeiro...

Roberto Avallone

24/08/2014 22h42

Foto: Divulgação

Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC / Divulgação

1- A bola veio alta para a área do Santos e Alan Kardec deu de "casquinha" para quem pegasse. Ah, quem pegou foi Ganso, bola agora à meia altura, para puxá-la para cima, como num chapéu imaginário e de voleio, simplesmente sensacional, chutou para o alto das redes do Santos.

Golaço!

Depois, o São Paulo foi controlando o jogo, com destaque para seu quarteto- Pato, Alan Kardec, Ganso e Kaká-, domínio que só diminuiu na segunda etapa, quando o técnico do Santos, Oswaldo de Oliveira trocou o lento Leandro Damião pelo veloz Rildo, indo Gabriel jogar de centroavante. Os últimos minutos, então, foram empolgantes, com o Santos empatando aos 40 minutos (Gabriel, de pênalti) e Pato marcando dois minutos depois, aproveitando, com raça, o passe de Denílson.

Um belo clássico.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação

2- Desta vez, Barcos voltou a ser aquele Barcos, com presença de área, oportunista. Fez os dois gols da vitória do Grêmio contra o Corinthians, por 2 a 1. Pelos corintianos quem marcou foi Guerrero que, sei lá a razão, resolveu jogar de ponta-esquerda; até que não foi mal, mas seria perigoso se, como Barcos, assumisse a posição de centroavante.

Em minha opinião, no entanto, o Corinthians disputou um bom segundo tempo, esteve no ataque, chutou bola na trave (Ralf) e quase conseguiu o empate. Guerrero foi expulso, com justiça, e não concordo com o técnico Mano Menezes com suas críticas à arbitragem (foi muito mais bola na mão do zagueiro gremista, Rodolpho), depois do jogo.

Simplesmente, o Grêmio aproveitou melhor as chances de gol. E o herói foi ele mesmo, Barcos, o velho "Pirata".

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

3- É claro que a fase, boa ou má, está diretamente ligada ao emocional. Tanto que ajuda e é ajudada pela competência. É o caso do Cruzeiro, líder do Campeonato Brasileiro com 39 pontos (média de pontos por jogo impressionante) e que se insinua rumado ao bicampeonato.

Pois este Cruzeiro venceu o Goiás por 1 a 0 (gol de Marcelo Moreno), mas contou com essa tal de fase- ou sorte- no último segundo de jogo quando Davi, do time goiano, chutou para fora o pênalti. Para fora- nem para defesa do goleiro e nem na trave.

E assim caminha o Cruzeiro, onde qualquer jogador, mesmo se for apenas regular, joga bola.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone