Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Na estreia de Robinho, a boa vitória do Corinthians. São Paulo: show. Palmeiras: nova derrota e suspense com Gareca

Roberto Avallone

11/08/2014 00h40

Foto: Marcos Ribolli

Foto: Marcos Ribolli

1- O nome do jogo era Robinho, o que jamais tinha perdido para o Corinthians. Mas a tarde foi mesmo corintiana. Com a mais do que importante vitória (1 a 0, gol do zagueiro Gil, de cabeça), o time pulou para a terceira colocação no Campeonato Brasileiro e quebrou o tabu do estreante Robinho, saindo de campo vencedor pela primeira vez contra a estrela do Santos.

Foi uma vitória justa? Bem, é verdade que o Santos esteve um pouco melhor no primeiro tempo, mas perdeu o domínio do jogo quando aconteceu a expulsão de Alison- em minha opinião, por ter acertado sem querer o corintiano Elias-, o que diminuiu as forças santistas.

No segundo tempo, o jogo foi equilibrado, Robinho até fez boas jogadas (depois, perto do fim, cansou e foi substituído), mas o Corinthians parecia mais inteiro. E foi do banco de reservas, de onde acompanhava a partida, que Robinho viu o Corinthians vencer no fim, na cabeçada de Gil, que ainda tocou na mão do goleiro Aranha e foi para o fundo das redes.

Era a tarde do Corinthians!

Foto: Miguel Schincariol /

Foto: Miguel Schincariol 

2- O São Paulo deu um show de eficiência, na reestreia de Kaká no Morumbi, ao liquidar o jogo diante do Vitória (3 a 1) ainda no primeiro tempo. Kaká jogou bem, mas tão importante quanto a sua atuação foram as exibições de Pato- autor de dois gols- e do dedicado Paulo Henrique Ganso. E o otimismo e a determinação de Kaká, creio, foram determinantes para a subida de produção dos dois companheiros.

A impressão que tem é a de, descontadas as limitações de sua defesa, será duro segurar o São Paulo do meio-campo para a frente com os talentos se entendendo- Kaká, Ganso, Pato, Alan Kardec e mais Luís Fabiano, Osvaldo e Ademílson para qualquer eventualidade.

É uma equipe que merece o apoio que vem recebendo da torcida.

Foto: Marcos Ribolli

Foto: Marcos Ribolli

3- Quase no fim da noite, telefona-me um fervoroso palmeirense: "Estão dizendo que o Gareca pediu demissão"– fala, de pronto. Telefonei, então, para um respeitável conselheiro do Palmeiras que, desapontado com o futebol da equipe, no entanto nada sabia sobre o assunto do treinador.

Penso que não existe nada consumado e acredito que Ricardo Gareca não largaria o Palmeiras na mão agora, depois de tantos estrangeiros contratados, embora tenha todo o direito de ficar desapontado com as deficiências técnicas exibidas por muitos de seus jogadores na derrota para o Atlético Mineiro por 2 a 1, em Belo Horizonte. O sintoma de que Gareca estaria em crise surgiu quando, pela primeira vez, o técnico Argentino recusou-se a participar da entre vista coletiva. Preferiu não falar com a imprensa.

Foto: Gil Leonardi

Foto: Gil Leonardi

Em campo, o Palmeiras além dos erros de vários jogadores- Wesley, Felipe Menezes, Leandro, etc.- mostrou que também não anda com um pingo de sorte. Não é que Josimar, que tinha entrado bem no jogo- no lugar de Wesley- cismou de driblar em zona perigosa do campo e perdeu bola que deu no gol da vitória, marcado por Datolo, no finzinho da partida?

Pois aconteceu. E agora o Palmeiras está a um ponto as zona da degola, o que faz ter calafrios o torcedor, que esperava um Centenário mais festivo. E sem aflições.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone