Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

De volta ao Brasileirão. Você gostou das novidades?

Roberto Avallone

16/07/2014 01h24

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Com as imagens da Copa ainda na cabeça, mas se desfazendo aos poucos, eis que nos encontramos com a volta do Campeonato Brasileiro. Antes de falarmos das principais novidades dos clubes, uma pergunta: a desastrosa performance da Seleção Brasileira irá influir negativamente quanto ao público, deixando os estádios ainda mais vazios? Ou os torcedores, chateados, se voltarão para seus clubes, em busca de compensação?

Bem, certa vez fiz uma pesquisa sobre o que aconteceu depois do Maracanazo nos campeonatos que o seguiram. E, surpreso, constatei que o público dos estaduais- os mais fortes, na época- até cresceu. Se bem que tínhamos uma grande Seleção Brasileira, com verdadeiros craques espalhados pelos clubes e a derrota na final para o Uruguai foi muito amis uma tristeza do que a humilhação de agora sofrida tanto diante dos alemães (7 a 1) como diante dos holandeses (3 a 0).

O óbvio, me parece, será a situação de cada clube. As lembranças da Seleção serão deixadas para trás.

E como estão as novidades?  Começando pelos times paulistas, creio que o São Paulo saiu na frente, contratando um peso pesado do futebol mundial (Kaká) e tirando do rival Palmeiras um centroavante (Alan Kardec) um centroavante que vinha em ótima fase. Ora, juntando Kaká e Kardec a renomados jogadores que já tinha (Paulo Henrique Ganso, Pato, Luís Fabiano, Osvaldo e o garoto Ademílson), tem tudo o tricolor para ir bem no campo e nas arquibancadas- já que adota uma política de preços populares.

O Corinthians também deu lá as suas tacadas, com o volante Elias como carro-chefe, mas sem esquecer de reforçar o elenco contratando, por exemplo, o quarto-zagueiro Anderson Martins e paraguaio Romero. Tem, ainda, o atrativo da nova Arena– que muitos não conhecem- apesar dos preços salgados para jogos comuns,

O Palmeiras é uma grande incógnita e, em décimo-primeiro lugar na tabela, deixa a sua torcida com um pé atrás: contratou um técnico vencedor na Argentina (Ricardo Gareca), é verdade, além de trazer a pedido do treinador o quarto-zagueiro Tobio e o atacante Pabblo Mouche. Em compensação, está a vender o melhor jogador da equipe (Valdivia), já tinha perdido Alan Kardec e não há reposição à altura nem para um e nem para o outro. Lucas Pratto? Ah, continua no Velez Sarsfield. E também não conseguiu tão reclamado lateral-direito…

Pelo Brasil, encontramos o sempre forte Cruzeiro com algumas novidades, a melhor delas, sem dúvida, o zagueiro Manoel (ex- Atlético Paranaense), que poderá fazer dupla histórica com Dedé. No Grêmio, boas novas para o ataque: o meia- atacante Giuliano e o atacante Fernandinho, cujos dribles vários outros clubes queriam. No Rio, o Fluminense responde com um zagueiro que fez sucesso na França (Henrique) e o conhecido meia Cícero, ex- Santos; o Flamengo aposta em Canteros, ex- Velez Sarsfield para ser o substituto de Elias.

E daí por diante…

Você gostou das novidades de seu time?

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone