Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

O preço da mordida estúpida.  E o duelo entre Felipão e Sampaoli

Roberto Avallone

27/06/2014 01h47

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

1- Ainda se perguntam os incrédulos: o que tem na cabeça esse Súarez, tão bom de bola, mas que cultiva o hábito de morder os zagueiros adversários, tal como um Vampiro dos campos?

Não se sabe a razão. O que se já tomou conhecimento é de que Luis Súarez, principal atacante uruguaio e um dos melhores do mundo, foi suspenso por 9 jogos e mais 4 meses de qualquer competição. Duro golpe para ele, para a Seleção Uruguaia, para o Liverpool- que recentemente renovou o seu contrato a peso de ouro e para os torcedores comuns que apreciam o jeito habilidoso de Suárez em driblar zagueiros grandalhões, com seu jeito diferente de ser centroavante.

Dura pena.

Mas pena justa. Neste momento em que a Copa surpreende com bons jogos, apreciáveis zebras e razoável "fair- play" dentro de campo, que me perdoem Suárez e defensores, mais do que nunca não se pode admitir gestos tão estranhos como as mordiscadas que ferem- e muitas vezes pode nem ser vista. Esta é a terceira vez que Súarez é flagrado nessa atitude de Vampiro e, se não for brecado duramente, pode até criar moda para outros atacantes.

Já imaginaram um festival de mordidas povoando os campos?

Arte/Montagem: Val Simeão

Arte/Montagem: Val Simeão

2- Reconheço a liderança e o carisma de Felipão. Mas já há algum tempo sou fã de Jorge Sampaoli, um argentino de 54 anos, ex- lateral, que revolucionou o futebol do Chile. E muito mais do que Bielsa.

Neste duelo entre Brasil e Chile programado para sábado, decisivo para a sobrevivência na Copa do Mundo, vale a pena observar o duelo entre Felipão e Sampaoli. Quanto a Scolari, creio não existir muitas alternativas além da entrada de Fernandinho no lugar de Paulinho, restando talvez uma vaguinha para Bernard no decorrer da partida; quando a Sampaoli. Existe a expectativa de o Chile atuar como começou a Copa do Mundo, com Vidal e com Valdivia, na partida em que foi vencida a Austrália, por 3 a 1.

Mas falamos em tese, pois muito provavelmente Felipão e Sampaoli farão mistério quanto à escalação até uma hora antes da partida quando terão de comunicar a escolha que fizeram.

Tudo bem. O mistério faz parte desse duelo atraente.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone