Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Brasil, a Seleção sob suspeita. E Kleina fica, por enquanto...

Roberto Avallone

06/05/2014 03h49

Getty Images

Getty Images

1- Ainda acho que a Seleção Brasileira é a favorita para levar o caneco da Copa do Mundo, por jogar em casa. Sim, principalmente por jogar em casa e não, como em outras Copas, por ter atualmente os melhores jogadores. Um ano muda muita coisa e a forma dos jogadores de Felipão não é a mesma da conquista da Copa das Confederações, quando o título veio acompanhado de futebol às vezes empolgante.

A conferir, amigo: Júlio César seria o seu goleiro predileto? Sei lá, mas não seria o meu, após se machucar e, depois, atuar na Segunda Divisão do futebol inglês em incipiente equipe do futebol canadense. Outro dia, assistindo a um programa da ESPN, vi e ouvi Waldir Perez (goleiro titular na Copa de 1982) dizer claramente que não escalaria Júlio César e sim Fábio, do Cruzeiro, que, com quase certeza, não estará entre os convocados.

Na lateral- direita, Daniel Alves– que não é nenhum Carlos Alberto Torres ou Djalma Santos-, até porque não surgiu nenhuma novidade para o seu setor. Indo em frente, nenhuma restrição ao craque Thiago Silva, devendo continuar com David Luiz a zaga pela esquerda. Na lateral canhota, ao invés de Marcelo, não seria melhor Felipe Luís, do Atlético de Madrid, considerado, hoje, o melhor da posição na Europa?

Luiz Gustavo, que nem ficou no Bayern de Munique, foi titular na Copa das Confederações e talvez continue na equipe de Felipão. Jogador de marcação, sem nenhum requinte técnico, poderia perder o lugar para Fernandinho, mas este é muito mais um segundo volante. Paulinho patina no Tottenham, embora se fale em quantias fantásticas por uma sua eventual transferência para o Chelsea. O mesmo Chelsea que nem anda mais a utilizar Oscar, meia de altos e baixos, sem nada que empolgue.

Eis aí a incógnita no meio- campo.

E no ataque, vá lá: confio em Hulk, em sua poderosa canhota e no poder de ajudar na marcação, enquanto acredito que Neymar, longe das amarras do Barcelona, renderá o que sabe sob o comando de Felipão. Resta Fred, artilheiro, ágil e bom cabeceador, mas que dependerá de suas condições físicas.

Não me parece uma grande Seleção. Pelo menos no papel.

Foto: Paulo Sérgio

Foto: Paulo Sérgio

2- Embora sem nenhum pronunciamento oficial da cúpula do Palmeiras: o técnico Gilson Kleina sobreviveu à quase unanimidade das críticas sobre seu trabalho. Mas me parece claro que é por enquanto, não se sabendo quanto vai durar esse tempo, pois Kleina está na base da dependência dos resultado– como muitos outros técnicos- sem a convicção de que sua permanência é a solução para uma equipe alquebrada por maus resultados.

Não acredito na versão espalhada de que ele, Kleina, pedirá para sair caso não venham os reforços solicitados (o argentino Lucas Pratto, o paraguaio Jorge Moreira e mais um zagueiro a ser escolhido), pois ele não passa a impressão de ter o perfil de quem entregue o cargo de bandeja. Ah, não acredito mesmo.

E para deixá-lo ainda mais na corda bamba, surgiu a notícia que pode abalar Kleina e os nervos da torcida: Fernando Prass fraturou mesmo o cotovelo direito, já foi operado e ficará longe dos campos de três a quatro meses. Trata-se de notícia que beira o pânico: Bruno poderá estar esse tempo todo em seu lugar!

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone