Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras, virada de Brancaleone. Corinthians, atacantes, já! São Paulo, a vez de Pato

Roberto Avallone

21/04/2014 03h42

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

1- Como o Exército de Brancaleone, punhado de homens esfarrapados e sem armas para as bravatas- no inesquecível filme protagonizado pelo genial Vittorio Gassman- o Palmeiras conseguiu uma improvável virada: 2 a 1 sobre o Criciúma, fora de casa, mesmo disputando uma de suas piores partidas dos últimos tempos.

Ah, teve de tudo, San Gennaro é testemunha: Alan Kardec fez dois gols, um contra e o outro a favor (o da vitória), Tiago Alves exibiu a façanha de cometer dois pênaltis num só lance (meteu a mão na bola e atingiu o estômago de Silvinho) que o juiz não marcou, o goleiro Fernando Prass realizou milagres para evitar mais gols do Criciúma.

Tudo isso e mais um pouco. Padrão tático? Nenhum, depois de 20 dias de descanso e treinamento. E ainda por cima, como se o triste festival de erros não bastasse, o pai do centroavante Alan Kardec voltou a dizer que está desanimado e deu a entender que por uma ninharia o Palmeiras pode perder, sim, o seu goleador.

E com tudo isso, em ironia digna de Gassman, o Palmeiras conquistou três pontos, fora de casa, logo em sua estreia no Campeonato Brasileiro. O que poderia até ser motivo de euforia, mas não é: desta vez, a sorte estava do lado das dadivosas senhoras que, cansadas de tanto sofrimento, apelaram também para os santos poderes de Nossa Senhora Achirupita.

Coisa de domingo de Páscoa…

Foto: Cristiane Mattos

Foto: Cristiane Mattos

2- De duas, uma: ou o Corinthians providencia já a contratação de dois atacantes- mesmo que não possa utilizá-los até o final da Copa do Mundo- ou a equipe estará condenada a repetir as mesmas mazelas dos últimos tempos de Tite ou do Campeonato Paulista. O empate sem gol diante do Atlético, em Uberlândia, foi de dar sono até nos mais fanático, enquanto reservou dois gols perdidos do Galo (Tardelli e Fernandinho) e um do Corinthians (Guerrero), sem que nada mais se apresentasse em campo, tão pobre o futebol de ambos.

Quanto ao Corinthians que, bem ou mal, já perdeu Pato e Sheik pagando boa parte do salário de ambos para que vistam a camisa de outros clubes, o que se pode esperar se não vier a reposição necessária?  Ora, não é o Corinthians que recebe a maior cota da televisão, que está com a camisa plena de patrocínios e tem sempre a acolhida de sua torcida para lotar os estádios? Pois que se pesquise o que há de bom na Argentina (o centroavante Pratto, por exemplo), que se investigue a disposição (difícil, creio) da volta de Tevez, enfim há gente que ganha para isso.

Caso contrário…

Foto: Marcos Ribolli)

Foto: Marcos Ribolli)

3- A vez de Pato: só vi os gols do São Paulo e alguns dos melhores momentos do jogo em que o tricolor venceu o Botafogo, no Morumbi, por 3 a o. E considerei coisa de craque o passe de Pato- jogando a bola às costas do zagueiro- para o gol de Douglas, o segundo do São Paulo, assim como considerei interessante a sua participação no terceiro gol, quando a bola saiu de seu pé direito para Ganso, de Ganso para Luís Fabiano.

Fabiano e do centroavante para as redes.

A impressão que se tem é a de, no São Paulo, Pato voltará ser Pato.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone