Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

No Mercado da Bola, goleadores em xeque: Pratto, Anelka, Douglas Tanque...

Roberto Avallone

08/04/2014 12h04

Produto não muito comum hoje em dia, talvez pela falta dos antigos pontas ou da figura do meia-armador especialista em lançamentos, o centroavante goleador é disputado pelos clubes do mundo, muitas vezes sem importar o seu momento ou uma análise mais detalhada.

O que vale é a esperança de ver as redes balançando.

Nos últimos dias, clubes brasileiros entraram na caça ao tesouro. Tesouro mesmo? Decidi acompanhar a ficha e os melhores momentos de três deles, um já contratado (Anelka, pelo Atlético Mineiro), os outros dois ainda disputados (Pratto, do argentino Velez Sarsfield, e o garoto. 20 anos, Douglas Tanque, que o Corinthians já avisou não irá renovar o seu contrato).

Vou avisando, para começar, que já quebrei a cara algumas vezes ao analisar jogadores pelo vídeo de seus melhores momentos. Meu Deus! Ah. Defederico me parecia a nova versão de Messi- e deu no que deu; um lateral-direito do Interior, Alex Reinaldo se não me falha a memória, pelas jogadas que vi- eu e meu amigo André Tessitore- tinha a pinta de ser um novo jogador de Seleção, miragem pura.

Por outro lado, custo a acreditar que quem faz aquilo que se vê- e sem truques- não possa voltar a fazer o mesmo. Como dizia minha santa avó, "cesteiro que faz um cesto, faz um cento". Pode ser questão de personalidade, de encaixe, de ousadia (ou não), pois são muitos os mistérios do futebol. Futebol jogado por seres humanos e não por robôs.

Bem, vamos aos goleadores em questão:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

1- Lucas Pratto: 25 anos, 1metro e 87 de altura, andou nas cogitações do Corinthians e agora parece mais perto do São Paulo. O Velez, no entanto, não o negocia antes do final da Libertadores e seu preço, em comparação ao que se pede hoje em dia, nem é tão algo: em torno dos 6 milhões de dólares, segundo informações não oficiais. Estilo? Que não se espere dele firulas ou jogadas de efeito, mas sim chutes certeiros, boa colocação dentro da área inimiga, frieza na hora de arrematar. Mas o que importa não é o gol?

Foto: AP

Foto: AP

2- Anelka: veterano, 35 anos, fama de bad boy, já teve seus dias de glória, de atacante hábil e goleador. Vestiu a camisa de 13 clubes, rodou pela França (onde nasceu), Espanha, Inglaterra (em um de seus vários clubes ingleses, fez dupla histórica no Chelsea com Drogba), Turquia, China, Itália (não fez nenhum pela Juventus de Turim) e ultimamente jogou pelo modesto West Bromwich- também da Inglaterra-, onde caiu em desgraça por ter comemorado um gol com gesto considerado antissemita.  Se fez mesmo, (ele desmente a intenção), não vi a cena foi simplesmente abominável.  Dará certo no Galo?  Sei lá.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

3- Douglas Tanque: 20 anos, 1 metro e 88 de altura, para quem vê seus lances no vídeo mais parece Adriano- o Imperador- no começo da carreira. Bom chutador de canhota, uma certa habilidade para dominar a bola, boa impulsão para o cabeceio. Só que não sei se ele estava jogando pelos juniores do Corinthians, depois, sim, pelo Guaratinguetá e pelo Penapolense. Ah, se for isso mesmo (será que é?) não é nenhum absurdo o Palmeiras se interessar por ele.

Mas por que o Corinthians não se interessa pela renovação de seu contrato? Qual o motivo? Será que em campo tudo foi diferente?

Passo a bola para o futuro.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone