Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Os milagres de Prass e a arte de golear do Santos

Roberto Avallone

07/03/2014 02h21

Foto: Moises Nascimento/AGIF

Foto: Moises Nascimento/AGIF

1- Ah, pelas bolas que defende seria mais adequado chamar Fernando Prass de Mestre ou, como a garotada gosta, mais de Monstro das redes? Sei lá, seja qual for o nome escolhido o que se tem certeza é a de que, no momento, nenhum outro goleiro do Brasil está melhor do que o milagreiro palmeirense, guardião do gol.

Já tinha sido assim em várias outras ocasiões e voltou ser no jogo em que o Palmeiras venceu a Portuguesa por 1 a 0 (gol de Juninho, em cobrança de falta ensaiada com Wesley) e assegurou a sua classificação para o mata-mata do Campeonato Paulista, em primeiro lugar de seu grupo.

Entre as grandes defesas de Prass, a que mais impressionou foi no segundo tempo quando, já dentro da área, o atacante Leandro acertou um chute que parecia indefensável; talvez até fosse, mas não para Fernando Prass, que no puro reflexo, defendeu com a ponta dos dedos, a bola foi ao travessão e voltou.  Houve uma outra em que Prass- à maneira de Gordon Banks, o inglês que defendeu uma cabeçada de Pelé para o chão, em cima da linha- jogou-se na grama, na risca do gol, para evitar o empate.

Fernando Prass, 35 anos, nota 10!

A Portuguesa foi valente, quase empatou a partida, mas o Palmeiras teve também lá as suas chances de fazer gols, pecando, no entanto, nas finalizações. Foi até um clássico bem movimentado, agitado, e que merecia um público maior desse que compareceu ao Pacaembu, inferior a dez mil pagantes.

FACE SANTOS1

Foto: Ivan Stort

2- Dá gosto ver esse Santos jogar: atrevido, ofensivo, sempre em busca do gol, arrasou o Mogi Mirim em seus próprios domínios, ganhando de 5 a 2. Gols de todas as maneiras, com autores variados: Émerson, Leandro Damião, Rildo, Arouca (em voleio que mais lembrou uma bicicleta), Lucas Lima- todos estufaram as redes, numa espécie de solidariedade do gol.

Pela quarta vez neste Campeonato Paulista- e uma delas foi contra o Corinthians, ocasionando aquela crise toda-, o Santos venceu uma partida marcando cinco gols, tornando-se, disparado, o melhor ataque da competição. Aliás, revivendo uma vocação ofensiva que sempre teve, até mesmo antes de Pelé, questão de estilo de jogo ou de estado de espírito.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone