Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

A decadência do eixo Rio- São Paulo no futebol

Roberto Avallone

25/11/2013 00h30

Pode ser apenas uma fase, pode ser. E entre os clubes ainda existem raras exceções, algumas movidas por circunstâncias. Mas é inegável que em 2013 o eixo- Rio São Paulo- cujos clubes já dominaram o futebol brasileiro sendo, ainda, base para as seleções brasileiras- vive um período de marasmo e à beira de ser superado, por exemplo, pelos clubes mineiros, que têm o Atlético Mineiro e o Cruzeiro como campeão brasileiro com folga.

Eis um rápido desfile:

1- Futebol paulista: a última esperança de contar com clube na Libertadores, está no duelo entre Ponte Preta (a favorita por ter 3 a 1, no Morumbi) e o São Paulo, valendo uma vaga na final da Copa Sul-americana. Duelo sem brilho, pois enquanto a Ponte está praticamente rebaixada no Campeonato brasileiro, o tricolor parece dar-se por aliviado em ter driblado o fantasma da degola.

Já o Corinthians nos melancólicos últimos dias de Tite, chegou a dar sono neste domingo, no Maracanã, quando foi derrotado por 1 a 0 pelo Flamengo, belo gol de Paulinho em chute de fora da área. Tite só movimentou os músculos do rosto quando "Sheik" na pequena área, no último minuto, chutou a bola em cima do goleiro Felipe.

Que marasmo!

Também não foi lá essas coisas o jogo em que o Santos venceu o Fluminense, pelo gol de Thiago Ribeiro, deixando o Flu em situação delicadíssima em relação ao rebaixamento, enquanto para os santistas a partida era "café com leite", pois nada mais têm a aspirar.

A Portuguesa, derrotada pelo Bahia, segue o ritual de não ser rebaixada, embora ainda corra certo risco- está com 44 pontos. E o Palmeiras está chegando da Série B, não tendo, ainda parâmetro de como estará na elite.

2- Futebol carioca: o Botafogo– que empatou com o São Paulo em 1 a 1, é o quinto colocado do campeonato e ainda tem pequena chance de disputar a Libertadores. Nada mau para quem conviveu com perda de jogadores importantes, atraso nos salários, etc. Quem está mais animado, no entanto, é o Flamengo, time modesto, mas embalado que safou-sede vez da degola e agora pode ser o campeão da Copa do Brasil, na quarta-feira, bastando para isso um simples empate sem gols diante do perigoso Atlético Paranaense.

Ah, Fluminense e Vasco vivem às voltas com provável rebaixamento.

Que situação!

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone