Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Aloísio, o implacável voador. Pato, castigo discutível. Vasco: fim da linha?

Roberto Avallone

27/10/2013 19h33

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net / Divulgação

1- Ah, mais uma vez Aloísio foi infernal: dentro de campo, ao marcar os três gols do São Paulo na grande vitória de 3 a 2, sobre o Inter, fora de casa: e também na lateral do gramado com mais uma comemoração excêntrica, festejando a façanha com voadoras. Faz parte.

Sim, Aloísio estava impedido no primeiro gol do tricolor. Coisa de centímetros, mas estava. O que não tira o mérito de sua conclusão perfeita, chute cruzado de direita, e nem da coragem ao cobrar os dois pênaltis-ambos cometidos sobre Ademilson- que determinaram a vitória sobre o antes badalado- e agora combalido Inter.

De quebra, Aloísio conseguiu apagar a falha de Rogério Ceni no segundo gol Colorado-marcado por Jorge Henrique- logo ele, Ceni, magnífico na vitória sobre o Universidad Católica-, assim como parece ter assumido definitivamente o lugar de cobrador de pênaltis do time com a desistência do goleiro-capitão.

Não sei não se Luís Fabiano vai tirar a posição de Aloísio. Muricy que arrume uma vaga para o "Fabuloso", quem sabe ao lado do próprio Aloísio, que vive fase fantástica.

Foto: Marcos Bezerra

2- Ao sair de campo, depois do empate diante do Santos, em Araraquara, o meia corintiano Douglas tinha críticas a fazer ao seu time: "Faltou agressividade, Saímos na frente, pegamos confiança, mas o time recuou depois de fazer o gol. Naquele momento, isso não poderia ter acontecido".

E Douglas, o melhor do time- autor do gol, de cabeça, e de um belo chute que bateu na trave-, tem toda a razão. Embora com domínio do jogo durante boa parte do primeiro tempo, taticamente o Corinthians parecia uma salada russa: Renato Augusto (depois Danilo) de centroavante, o lateral Diego Macedo como meia… Como ser agressivo apenas com "Sheik" à frente, ainda caindo pelos lados?

Foi fácil para o Santos perceber isso e dominar o jogo na segunda etapa, empatando (com Gustav o Henrique) e obrigando o bom goleiro Walter a boas defesas.

Sem atacantes, creio que o castigo aplicado a Pato- provavelmente por sua lambança na cobrança do pênalti contra o Grêmio- foi equivocado. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Sem peças de reposição para este ano, castigar Pato agora não foi maneira de castigar o próprio Corinthians?

Pois Pato entrou aos 30 minutos do segundo tempo, condição melhor apenas do que de Rodriguinho, mandado a campo apenas aos 44 minutos da etapa final. (!)

O heroico Tite, de tantas conquistas, parece mesmo ter perdido o jeito de escalar o Corinthians.

Foto: Rodrigo Villalba

3- Quem não respeita o passado de glórias do Vasco? Foi, ao longo dos tempos, muitas vezes base da Seleção Brasileira.  E era um dos clubes mais ricos do Brasil. Agora o Vasco, no entanto, com dificuldades financeiras e time fraco, parece condenado, mais uma vez, a frequentar a Segundona: neste domingo, perdeu, de virada (2 a 1) para a Ponte Preta, em Campinas.

E o segundo gol da Ponte em falha do goleiro vascaíno, Alessandro. Goleiro que entrou no lugar do titular, que é pior do que ele. Logo o Vasco que já teve Barbosa, Leão e até mesmo o agora palmeirense Fernando Prass vestindo a sua camisa número 1.

Parece ser o fim da linha.

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone