Topo

Histórico

Categorias

Blog do Roberto Avallone

Palmeiras: ah, se esse for o seu futebol no ano do Centenário...

Roberto Avallone

28/09/2013 22h36

Foto: Marcelo Pereira

Que o Palmeiras deve voltar à elite, e provavelmente com o título de campeão da Série B, creio que poucos duvidam. A maior preocupação, no entanto, aumentada após o pífio empate de 0 a 0, no Pacaembu e diante do retrancado América de Natal, bem, o receio é  outro: "O que será do Palmeiras na Série A, com esse futebolzinho? Eles conseguem estragar todas as bolas que o Valdivia enfia"- desabafava o incrédulo André Tessitore, fervoroso palmeirense habituado a tempos acadêmicos.

Na verdade, tirando Valdivia, o goleiro Fernando Prass e um ou outro jogador menos votado, o Palmeiras foi um festival de erros diante da retranca armada pelo modesto América, time que ronda a zona do rebaixamento: seus laterais Wendell, (que entrou no lugar do contundido Luís Felipe), e Juninho foram péssimos no apoio; Leandro (o que aconteceu com ele?), Vinicius e Alan Kardec estiveram quase inofensivos no ataque. E, com alguma boa vontade, pode-se isentar Vilson, Henrique, Márcio Araújo e Charles de nota mais baixa. De bons, no duro, repito, apenas o goleiro Fernando Pras e Valdivia, sendo que o meia, sem viver tarde de "El Mago", propiciou aos companheiros pelo menos três chances de gol. Não aproveitadas.

É fato que faltou o futebol de Wesley, que vem atuando bem, e o de Mendieta, ainda em busca de autoafirmação. Mas precisava deles para fazer os três pontos em casa contra a América?

Na verdade, a preocupação maior é para o ano que vem. Se esse time é suficiente para o acesso à elite, já deu sinais contra o Atlético Paranaense- quando foi derrotado por 3 a 0, pela Copa do Brasil- de que não terá vida fácil na Série A, quando a ela voltar no ano do Centenário. E pelo que se sabe, o dinheiro para fazer contratações necessárias está longe de ser farto no Palmeiras, ainda às voltas com suas dívidas. Mesmo quanto ao técnico, Gilson Kleina, preocupa a sua maneira pacata de não encher a equipe de ânimo para enfrentar um Atlético Paranaense ou para furar a retranca do América.

O treinador, tanto quanto o futebol do time, é um grande ponto de interrogação para o futuro do Palmeiras.

E logo no ano do Centenário…

Sobre o Autor

Sou Roberto Avallone, jornalista esportivo há mais de 45 anos. Primeiro o jornal, depois o rádio; mais tarde a TV. E finalmente, a tal da internet. Troquei a velha Remington - de som marcante e inspirador - pelo mouse e teclado. Seja qual for o meio, seja qual for o ano corrente, lá estarei eu falando sobre minha grande paixão: o futebol. Tem gente que gosta do que faz. Eu faço o que gosto. A diferença parece sutil - mas não é, e faz toda a diferença. Palpitem, opinem, contestem, concordem e discordem neste blog democrático. Não prometo atualizações minuto-a-minuto, nem respostas a todas as perguntas, mas tenham a certeza de que lerei todas elas e darei o meu melhor em matéria de informações, bastidores e memórias. Sejam bem vindos, caros amigos futeblogueiros.

Blog do Roberto Avallone